COMPARTILHE

Hospital de Clínicas Unicamp otimiza setor de imagem com PACS Aurora

Por Pixeon em 26 de janeiro de 2016

Hospital se tornou filmless com auxílio do software de gestão de imagens médicas

 

HC-Unicamp

Para reduzir custos e tempo antes utilizados para revelação e impressão de exames de imagem em filme, o Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas adotou o sistema PACS Aurora (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), desenvolvido pela Pixeon. O sistema foi adquirido com o objetivo de otimizar a gestão do fluxo de imagem e atender a necessidade da qualidade de imagem do hospital após a compra de novos equipamentos.

 

A instituição é responsável por mais de mil atendimentos ambulatoriais e de emergência por dia, possui 44 especialidades, cinco serviços de diagnóstico e realiza uma média de 40 cirurgias diárias nos 15 municípios que atende. Em um hospital desta amplitude, que atualmente treina e ensina em torno de mil alunos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia, 442 residentes e 500 pós graduandos, se faz necessário ter um software completo, amigável e de fácil integração para a otimização da gestão de imagens.

 

O HC-Unicamp passou a utilizar a solução da Pixeon em 2009 procurando reduzir ao máximo o uso de filmes dentro do hospital e a otimização em toda a cadeia de gestão das imagens, desde a armazenagem dos exames até a entrega ao paciente, passando inclusive por toda a distribuição dentro do hospital. Com auxílio do  PACS Aurora, o HC, a partir de 2013, iniciou o processo de se tornar filmless, atingindo este objetivo em janeiro de 2014.

 

Em 2009 foi instalado um tomógrafo de 64 canais no HC-Unicamp, nesse momento havia necessidade urgente de buscar uma solução de PACS para abrigar as imagens do novo equipamento e dos outros existentes, foi quando conhecemos a Pixeon”, explica Edson Kitaka, diretor de TI do hospital. “Conseguimos uma redução importante de custos com a diminuição do tempo de realização dos exames, eliminação da impressão das imagem em filme, eliminação das áreas e equipamentos de revelação com posterior reaproveitamento desses espaços para outras atividades da área de imaginologia”, completa o executivo.

 

Com a implementação da solução, que reestruturou toda a cadeia de gestão das imagens médicas, o HC-Unicamp fez treinamento detalhado de sua equipe para que todos estivessem totalmente capacitados e inteirados das funcionalidades da solução. Além disso, a Pixeon ouviu a equipe de radiologia do HC para ajustar o sistema à realidade do hospital, que é de alta complexidade, para trazer os resultados esperados. “O fator crucial para o sucesso da implantação, foi a disposição da direção da Pixeon e do seu corpo técnico em trabalhar junto com nossas equipes para vencer cada desafio que aparecia. A palavra chave é parceria. Para o sucesso do projeto e para a superação das dificuldades a parceria entre as equipes é fundamental até hoje”, salienta Kitaka.  

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Pixeon participa do Healthcare Innovation Show

A Pixeon, uma das maiores empresas de tecnologia para saúde no Brasil, participará do Healthcare Innovation Show (HIS), promovido pelo Live Healthcare Media. O evento, que reúne líderes do mercado de saúde, acontece entre os dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo. O HIS é o primeiro trade show de tecnologia e inovação focado no mercado de saúde na América Latina.

Pixeon, top 15 entre as 100 PMEs que mais crescem no Brasil.

A Pixeon, uma das empresas líderes do setor de tecnologia para saúde, é a 15ª colocada na lista de pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil. O resultado faz parte de estudo conduzido pela consultoria empresarial Deloitte, com o ranking das 100 PMEs que mais apresentaram crescimento entre os anos de 2014 e 2016. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 21, em São Paulo, e contou com a presença do CEO da empresa, Roberto Ribeiro da Cruz.

Plataforma cloud proporciona muito mais economia e flexibilidade

A Pixeon, uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia para a saúde, aposta no Pleres.net, solução de gestão laboratorial em cloud (plataforma em nuvem), que será apresentada na 51º edição do Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (CBPC/ML), que acontece entre os dias 26 e 29 de setembro, no Palácio das Convenções do Anhembi Parque, em São Paulo.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias ›