COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Interfaceamento laboratorial: quais os benefícios?

Por Equipe Pixeon em 9 de fevereiro de 2023

A integração entre sistemas digitais e equipamentos é cada vez mais importante nos laboratórios, pois amplia a produtividade e a segurança no atendimento. É com um sistema de interfaceamento laboratorial automatizado que as máquinas para a realização de exames são integradas ao software de cadastro do laboratório, o LIS (Sistema de Informação Laboratorial).

 Esse modelo substitui os processos manuais de registro dos pacientes, evitando erros e falhas em outras etapas na análise das amostras. Além disso, há outras vantagens envolvidas no interfaceamento laboratorial, como a centralização da base de dados e o fácil acesso às informações, o que impulsiona a produtividade das equipes.

 Neste conteúdo, vamos explicar como funciona o interfaceamento com equipamentos laboratoriais e detalhar os principais benefícios para você compreender por que vale a pena digitalizar as operações na sua instituição. Confira!

 

O que é o interfaceamento laboratorial?

Há não muito tempo, o funcionamento de um laboratório ficava sempre atrelado a processos manuais, nos quais demorava-se muito para realizar a inclusão e verificação de dados. Profissionais capacitados precisavam perder tempo organizando os processos, o que gerava um aproveitamento menor de suas habilidades para análise mais cuidadosa dos exames.

Com a digitalização e automatização de processos internos, proporcionados pela inclusão de ferramentas digitais e outras inovações tecnológicas nos laboratórios, esse cenário vem sendo alterado. 

Por meio do interfaceamento laboratorial, os diagnósticos se tornaram mais ágeis, seguros e precisos, uma vez que a comunicação entre sistemas e aparelhos é feita sem necessidade de interação humana.

O interfaceamento laboratorial é, portanto, uma tecnologia que otimiza a comunicação entre os equipamentos do laboratório e os procedimentos de realização dos exames – do agendamento à entrega dos resultados. Para que o interfaceamento ocorra de forma bem-sucedida, é preciso contar com softwares especializados, que são as ferramentas inteligentes capazes de automatizar os processos e otimizar a comunicação interna.

Com o auxílio dessas ferramentas, o gestor terá controle dos processos laboratoriais. Isso é vantajoso não só para o alinhamento e monitoramento das equipes, mas para a experiência clínica do paciente. Afinal, como os processos ganharão velocidade e segurança, os pacientes terão uma jornada mais satisfatória, o que interfere diretamente na credibilidade da instituição.

Falando em credibilidade, você sabe qual é o grau de eficiência do seu laboratório? Faça nosso quiz e descubra!

 

4 benefícios do interfaceamento laboratorial 

A seguir, vamos detalhar as 4 principais vantagens de fazer o interfaceamento laboratorial na sua clínica, considerando-se aspectos como controle de qualidade, produtividade das equipes e nível de satisfação dos pacientes.

1. Maior controle de dados para evitar glosas

Ao promover o interfaceamento laboratorial, o controle de dados fica muito mais efetivo, o que é essencial para evitar erros administrativos e operacionais que levam às glosas de faturamento. O cadastro dos pacientes no sistema digital LIS, por exemplo, garante a segurança das informações e elimina possibilidades de falhas, como cadastros duplicados.

 Com o interfaceamento, ao invés de fazerem o cadastro dos pacientes manualmente, os profissionais da recepção registram no sistema os dados a partir de recursos digitais. Assim, além de evitar erros nessa tarefa, os colaboradores ganham tempo para focar em outras demandas prioritárias na recepção.

2. Mais agilidade na realização dos exames

Com a substituição do processo manual pelo sistema digital, o laboratório também gera automaticamente as etiquetas de identificação das amostras, com códigos de barras que possuem o número de identificação do paciente e as referências dos exames a serem realizados.

 No processo manual, o bioquímico responsável pela realização dos exames precisaria ver o cadastro do paciente, para só então saber quais exames deveriam ser realizados e assim poder realizar a coleta – o que tomaria um tempo considerável do profissional e do próprio paciente. 

Com a identificação automática das amostras, os procedimentos ganham agilidade e segurança, evitando erros clássicos como troca de informações.

3. Segurança dos processos e alinhamento das equipes

Como vimos, a automação de processos permite um maior grau de eficiência e controle de qualidade na realização dos exames, o que consequentemente torna os procedimentos mais seguros. 

Nesse sentido, outra vantagem do interfaceamento laboratorial é a integração das informações entre as diferentes unidades da instituição, com o objetivo de centralizar todos os dados para manter as equipes sempre alinhadas.

 A integração entre os sistemas digitais também permite o acesso móvel e remoto às informações das atividades e ao funcionamento dos equipamentos, dependendo dos sistemas que são utilizados. Ou seja, as equipes têm amplo controle de todo o processo operacional, seja dentro do laboratório  onde atuam, seja em relação às demais filiais do negócio.

4. Redução de custos e aumento da credibilidade

 Todos os benefícios do interfaceamento laboratorial citados anteriormente resultam na redução de custos e aumento da credibilidade da instituição. Afinal, quando o controle de dados é efetivo, os procedimentos ficam mais ágeis e acurados.

 Como o risco de falha é consideravelmente menor, os gestores se blindam de prejuízos financeiros e de inconvenientes que poderiam afetar a imagem do laboratório, como erros ou atrasos na entrega dos resultados.

 Portanto, se a sua intenção é otimizar processos internos para aperfeiçoar sua gestão e aprimorar a experiência dos seus pacientes, já sabe que o interfaceamento laboratorial é o primeiro passo para conquistar esses objetivos.

 Quer saber mais a respeito? Veja o que considerar na hora de digitalizar as operações no seu laboratório e saiba como escolher o melhor software para sua organização!

Interfaceamento laboratorial: quais os benefícios?

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratório, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz! 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.