COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Confira as melhores dicas de gestão para você cuidar melhor da sua clínica

Por Julie Almeida e Daniela Bichara em 24 de março de 2017

gestão de clínicas, Confira as melhores dicas de gestão para você cuidar melhor da sua clínicaGestão é alicerce para o sucesso de qualquer tipo de negócio. Na gestão de clínicas, não é diferente.  Fazer com que uma clínica venha a prosperar requer muito mais do que ser um bom gestor. É preciso ter controle minucioso de todos os processos. Ter uma visão global da sua unidade, com o monitoramento das ações nas mais diversas áreas da gestão, é fundamental.

 

Saber como estão os prontuários e receituários dos pacientes, a agenda dos médicos, a recepção, o controle financeiro é ter total domínio no fluxo das demandas operacionais e gerenciais da sua unidade. Somente assim será possível prestar um atendimento adequado.

 

É nessa hora que o uso de um software prático e eficiente de gestão, como o CIS, se torna indispensável para as clínicas médicas, independente do tamanho.

 

A adoção de um sistema de gestão de clínicas médicas é o primeiro passo para organizar todas as etapas da instituição de maneira fluida e integrada. O início da experiência do paciente com a clínica acontece durante o agendamento, que precisa ser organizado, efetivo e rápido.

 

Com a consulta agendada, o usuário é direcionado para a recepção, onde o sistema orienta o preenchimento correto do cadastro. Em seguida, o médico realiza o atendimento e completa o prontuário do paciente com as informações da consulta. Por fim, se houver necessidade, a própria clínica aciona o convênio médico para solicitar a liberação de exames.

 

Dentre os inúmeros benefícios do CIS, ter a garantia de um bom atendimento, captar dados de qualidade do paciente e organizar o faturamento são etapas importantes para uma administração saudável e que garantem o reconhecimento da clínica.

 

Com um bom sistema de gestão de clínicas é possível, por exemplo, controlar o tempo de espera e gerenciar filas utilizando um totem de autoatendimento, que emite uma senha ao paciente com base no cadastro realizado durante o agendamento.

 

É possível também tornar o atendimento mais humanizado, já que os médicos conseguem visualizar as informações do prontuário do paciente, como suas consultas e exames anteriores ou demais anotações, como um histórico do paciente.

 

As melhorias alcançadas com o uso de software de gestão de clínicas impactam de maneira positiva na atuação dos profissionais e, consequentemente, no desempenho da unidade. Isso ocorre porque o avanço constante da tecnologia possibilita o aumento da produtividade dos funcionários, permitindo que as instituições operem com mais eficiência em relação às rotinas de atendimento, gestão de faturamento, redução de perdas e geração de indicadores de qualidade, reduzindo custos, aumentando a produtividade e maximizando resultados.

 

Um grande exemplo das facilidades proporcionadas pela tecnologia é o uso da imagem digital de exames. Essa prática torna o processo mais ágil e melhora a qualidade do diagnóstico, pois o médico pode verificar a imagem em tela de alta resolução, utilizar contrastes e zoom.

 

Outro progresso a ser destacado é a utilização de reconhecimento de voz, que permite a automatização da transcrição do laudo, reduzindo significativamente o tempo de emissão e eventuais erros de digitação.

 

No Brasil existem mais de 30 mil clínicas públicas e privadas, de todos os tamanhos e especialidades. Por menor que seja a instituição de saúde, possuir um bom sistema de gestão traz uma série de benefícios.

 

Assim, é possível destacar fatores que fazem a diferença para o bem-estar dos pacientes, dos profissionais de saúde e para a operação das clínicas.

 

Saiba mais:

gestão de clínicas, Confira as melhores dicas de gestão para você cuidar melhor da sua clínica

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *