COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como padronizar processos em laboratórios

Por Pixeon em 28 de maio de 2014

, Como padronizar processos em laboratóriosA padronização tem o objetivo de estabelecer um modelo para executar as etapas envolvidas na realização de uma determinada atividade. Em todos os segmentos que sigam um fluxo de trabalho, existe uma etapa que é possível padronizar. No caso de padronizar processos em laboratórios, é preciso uniformizar as tarefas que envolvam desde o primeiro contato do paciente até a emissão de laudos.

 

Uma das primeiras etapas para padronizar processos em laboratórios é fazer um estudo sobre as tarefas que demandam mais tempo dos colaboradores – essas são as primeiras que devem ser padronizadas. É preciso identificar qual parte daquela tarefa está prejudicando o seu andamento e buscar formas de padronizar para melhorar o fluxo de trabalho.

 

Para facilitar a tarefa de padronizar processos em laboratórios, utilizar um sistema de gestão pode ser uma boa opção. Essas ferramentas possuem padrões para operações como o cadastro de pacientes, etapa que geralmente demanda tempo e pode ocorrer erros de digitação. Os sistemas mais completos possuem integração com outros setores, agilizando o processo de cadastro. É possível ainda fazer o uso de laudos customizados, no qual o técnico precisa preencher as informações do exame, pois os dados do paciente já ficam disponíveis, economizando tempo.

 

O principal benefício ao se ter um modelo único que atenda todo o fluxo de trabalho é na redução de erros e de retrabalhos, o que influencia diretamente na produtividade dos colaboradores envolvidos. Além disso, seu cliente também passa a ser melhor atendido, uma vez que o tempo de espera pode ser reduzido, já que as atividades serão feitas de forma mais rápida.

 

É importante lembrar que padronizar processos em laboratórios não define um modelo definitivo, ou seja, os padrões podem ser alterados caso seja necessário. Para isso, deve-se fazer uma revisão periódica das demandas para avaliar se o modelo utilizado ainda atende à necessidade. Assim, evita-se a aplicação de metodologias que estejam em desuso e não sejam mais eficientes.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

, Como padronizar processos em laboratórios

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.