COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

As vantagens do interfaceamento em laboratórios

Por Pixeon em 20 de junho de 2014

, As vantagens do interfaceamento em laboratóriosA maioria dos laboratórios utiliza um sistema informatizado para controlar o funcionamento do local. Além do atendimento da recepção, faturamento, estoque, entre outras ferramentas de gerenciamento laboratorial, esses programas também fazem a etiquetagem para os tubos, onde serão recolhidas as amostras, e a de mapas de trabalho manuais. No entanto, em muitos casos, a digitação de laudos ou liberação de laudos costumam ser realizadas manualmente. Mas a utilização de uma solução de interfaceamento possibilita total integração entre os equipamentos de automação laboratorial e o Sistema de Informação Laboratorial – LIS, software de cadastro do laboratório.

 

Depois de realizado o atendimento do paciente, são geradas etiquetas com os números das amostras e os respectivos códigos de barras. Essas etiquetas são coladas nos tubos antes de serem coletadas as amostras dos pacientes. O LIS gera um arquivo de ordem com os dados dos exames, o sistema de interface importa esse arquivo e envia para os equipamentos. Os equipamentos, por sua vez, por meio da leitura do código de barras, realizarão o exame informado. Em seguida, o sistema de interface gera um arquivo de retorno e o envia para o LIS, com o laudo já estará digitado. Dessa forma, a clínica ganha rapidez e precisão na conferência e liberação de resultados, eliminando a necessidade de mapas de trabalhos manuais.

 

Um sistema que faça essa integração auxilia ainda na redução de custos do seu estabelecimento com uma digitadora de laudos, pois com o interfaceamento o próprio sistema envia os resultados dos laudos para o LIS. Isso também contribui para a redução de erros e aumenta a produtividade da equipe do laboratório.

 

 

Para aumentar a segurança dos resultados, ao utilizar o interfaceamento é possível inserir valores de referência, como a quantidade de glicose, que deve estar entre 60 a 99 mg/dL. Quando o interfaceamento analisa um resultado com valor fora da referência, como no exemplo da glicose citado acima, o LIS não permite que o mesmo seja liberado automaticamente. O responsável pelo laboratório deverá solicitar uma nova análise ou fazer a liberação manualmente.

 

Também é indicado fazer o interfaceamento com laboratórios de apoio, uma prática bastante comum no setor. Funciona da seguinte maneira: o laboratório que captou o material gera um arquivo no sistema e compartilha com o laboratório de apoio, medida possível devido ao interfaceamento. A amostra segue para o segundo laboratório e o laudo é feito diretamente no sistema integrado, possibilitando seu acesso do primeiro laboratório. Ou seja, a comunicação e a troca de informação é facilitada.

 

Ao sentir a necessidade de ter essa integração, o gestor deve procurar sistemas compatíveis entre as áreas do laboratório para que seja possível fazer o interfaceamento. Muitas vezes, pode ser necessário realizar algumas alterações, mas as vantagens da integração certamente compensarão no fluxo de trabalho.

 

Tem alguma pergunta sobre esse assunto? Deixe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

, As vantagens do interfaceamento em laboratórios

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *