COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A importância de gerenciar os custos da clínica em tempos de crise

Por Pixeon em 28 de dezembro de 2015

, A importância de gerenciar os custos da clínica em tempos de criseA crise econômica chega para todos os setores no nosso país. No segmento da saúde, para que a economia não engula o negócio, as palavras de ordem são organização e produtividade. Assim, é de extrema importância gerenciar os custos e aumentar a eficiência da clínica em tempos de crise.

 

Uma ferramenta importante para gerir o tempo em uma clínica é o RIS. Por meio do RIS é possível ter o controle do momento da chegada do paciente, monitorar o tempo que aguardou na recepção e sendo atendido, até sua saída da unidade. Tendo esse controle, é possível estabelecer metas para cada área ou profissional e, assim, aumentar a produtividade da clínica e fazer controle do tempo de atendimento de cada paciente em cada etapa do atendimento.

 

O sistema permite a extração de relatórios que mostram todo o fluxo de trabalho da clínica, o que torna possível identificar gargalos no trabalho, por exemplo, que podem causar demoras ou geram menos agendamentos. Encontrando os problemas no processo, é possível atender mais pacientes, prestando um melhor serviço. O sistema também detecta, por exemplo, que quais são as faixas de horário que têm mais movimento, o que permite uma melhor organização da equipe para cobrir horários de pico.

 

Outra ferramenta importante, que precisa de atenção para gerenciar os custos de uma clínica, é a agenda. Ela organiza os pacientes desde o momento da entrada, seguindo por todo o fluxo até o fim do atendimento. Além disso, há ferramentas que auxiliam para o preenchimento completo da agenda, o que torna os dias mais proveitosos para a clínica e minimiza as faltas de pacientes.

 

Este primeiro atendimento de agendamento é importante, mas mais importante que ele é o cadastro do paciente. Ao chegar na clínica e ser atendido, a atendente faz o cadastro dos dados de todos que passam por ali. Esta etapa é de extrema importância, desde para a identificação dos exames, até para o faturamento no final do atendimento. Com todos os dados coletados corretamente, dentro do fluxo que o sistema oferece, evita-se erros e, consequentemente, minimiza a possibilidade de glosas.

 

Para gerenciar os custos de uma clínica de forma efetiva, também é preciso pensar na entrega de exames. Para economizar em custos de impressão e papel, além de fornecer praticidade aos clientes, é importante oferecer a possibilidade de pegar resultados de exame pela internet. Neste caso, o corte de gastos e desperdício de tempo também beneficia o paciente, que não precisa ir até a clínica pegar seus resultados.

 

Utilizar um sistema que gerencia todo o fluxo de trabalho da instituição de saúde, aumenta a agilidade e dá fluxos claros ao trabalho de cada profissional envolvido no processo. Gerenciar os custos de uma clínica não é tarefa fácil. Entretanto, há ferramentas e sistemas extremamente capazes de tornar essa tarefa mais fluida.


Quer saber mais sobre os sistemas que podem ajudar a gerenciar os custos de uma clínica? Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas!

 

Conheça também:

, A importância de gerenciar os custos da clínica em tempos de crise

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *