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Por que é importante avaliar indicadores de agendamento e cancelamento

Por Pixeon em 9 de abril de 2014

indicadores de cancelamentos e agendamentosHospitais e clínicas são instituições complexas que, de forma geral, demandam tempo e atenção para serem bem administrados. Quando o planejamento é finalizado e colocado em prática, o gestor deve acompanhar a sua execução, a fim de evitar falhas e retrabalhos. Para isso, é importante avaliar alguns índices, como indicadores de agendamento e cancelamento, e garantir mais eficiência dentro da sua organização.

 

Nos casos de cancelamento, é preciso verificar por qual motivo o paciente cancelou o exame ou consulta – se desistiu por motivos pessoais ou se encontrou outra clínica onde conseguiu horário mais rápido. Nesse último, o gestor deve planejar novas estratégias para proporcionar melhor atendimento ao público, seja contratando mais profissionais ou aumentando o horário de expediente.

 

Para fazer a avaliação dos indicadores de agendamento e cancelamento de forma mais rápida, é comum a utilização de sistemas de gestão que reúnem os indicadores em forma de relatórios, facilitando sua análise. Sistemas mais avançados permitem ainda que seja verificado se algum profissional está sobrecarregado enquanto outros estão ociosos, para fazer um remanejamento e aumentar a produtividade da equipe.

 

Isso mostra o quanto é importante verificar o andamento das demandas e confirmar o agendamento com o paciente, pois cancelamentos e ausências podem até mesmo causar prejuízo financeiro. Por exemplo, se um equipamento ou sala teve seu horário previamente agendado e reservado para a realização daquele exame, muito provavelmente ficará inutilizado durante o período se o paciente que marcou oexame se ausentar sem aviso prévio. Ainda que o cancelamento também seja ruim, se for feito com antecedência, ele permite que a sala ou equipamento seja reagendado para outro paciente.

 

Com a análise dos indicadores de agendamento e cancelamento, é possível melhorar a qualidade do atendimento, aumentando a satisfação e, consequentemente, a fidelização do seu cliente.

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