COMPARTILHE

O que é DICOM e quais são seus benefícios

Por Pixeon em 17 de março de 2014

dicomCom a chegada da informática em hospitais e clínicas e posteriormente as imagens digitais, passou a ser necessário padronizar o formato das imagens geradas pelos equipamentos e também uniformizar a comunicação entre eles. Por isso, foi criado um conjunto de normas para a troca e armazenamento dessas informações, denominado DICOM, Digital Imaging and Communications in Medicine ou Comunicação de Imagens Digitais em Medicina.

 

As normas DICOM foram criadas pela parceria entre a American College of Radiology (ACR) e a National Electrical Manufacturers Association (NEMA). Com a padronização das imagens, todos os tipos de exames – tomografias, ressonâncias, radiografias etc – são armazenados em um formato único, permitindo a troca entre equipamentos de marcas distintas. Essa comunicação também passa a ser possível com outros dispositivos, inclusive móveis, abrindo a possibilidade de realizar diagnósticos à distância. A padronização traz benefícios ainda para os exames enviados pela internet, pois as imagens não sofrem perda na qualidade, o que poderia alterar a interpretação feita pelos médicos.

 

O padrão de comunicação DICOM também uniformiza outros processos que envolvam protocolos. Por exemplo, o serviço de Confirmação de Armazenamento, que é utilizado para confirmar que uma imagem foi armazenada em outro equipamento. Isso gera total segurança para o usuário que enviou o arquivo, que agora tem certeza que pode deletá-lo do seu equipamento.

 

Com o aumento na quantidade de exames feitos pelas instituições médicas, passou a ser necessário padronizar os formatos dos arquivos e a comunicação entre equipamento para facilitar envios e, consequentemente, os diagnósticos. A adoção do formato DICOM pelas instituições médicas irá melhorar a comunicação e abrir novos relacionamentos, gerando benefício a todos envolvidos, desde médicos até pacientes.

 

Você tem algum questionamento sobre esse tema? Compartilhe nos comentários.

 

Conheça também:

 

call-to-action-4tec

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Quais são os principais desafios para a gestão da TI hospitalar?

A TI hospitalar possui uma série de desafios. Porém, há sempre como superá-los e crescer na profissão. Saiba como!

Beira-Leito Digital e seus benefícios

O Beira-Leito beneficia diretamente hospitais, profissionais da saúde e pacientes. Dentre os principais ganhos, destacam-se otimização dos processos com significativa redução nos custos corporativos, maior segurança na administração de medicamentos, maior agilidade no atendimento e assistência individualizada, além do aumento da produtividade da equipe técnica.

Sistemas de administração do hospital: opte por um fornecedor capaz de atender grandes demandas

Na administração do hospital, um sistema que consegue atender grandes demandas servirá com eficiência instituições de diferentes portes. Conheça algumas tecnologias.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›