COMPARTILHE

O que é DICOM e quais são seus benefícios

Por Pixeon em 17 de março de 2014

dicomCom a chegada da informática em hospitais e clínicas e posteriormente as imagens digitais, passou a ser necessário padronizar o formato das imagens geradas pelos equipamentos e também uniformizar a comunicação entre eles. Por isso, foi criado um conjunto de normas para a troca e armazenamento dessas informações, denominado DICOM, Digital Imaging and Communications in Medicine ou Comunicação de Imagens Digitais em Medicina.

 

As normas DICOM foram criadas pela parceria entre a American College of Radiology (ACR) e a National Electrical Manufacturers Association (NEMA). Com a padronização das imagens, todos os tipos de exames – tomografias, ressonâncias, radiografias etc – são armazenados em um formato único, permitindo a troca entre equipamentos de marcas distintas. Essa comunicação também passa a ser possível com outros dispositivos, inclusive móveis, abrindo a possibilidade de realizar diagnósticos à distância. A padronização traz benefícios ainda para os exames enviados pela internet, pois as imagens não sofrem perda na qualidade, o que poderia alterar a interpretação feita pelos médicos.

 

O padrão de comunicação DICOM também uniformiza outros processos que envolvam protocolos. Por exemplo, o serviço de Confirmação de Armazenamento, que é utilizado para confirmar que uma imagem foi armazenada em outro equipamento. Isso gera total segurança para o usuário que enviou o arquivo, que agora tem certeza que pode deletá-lo do seu equipamento.

 

Com o aumento na quantidade de exames feitos pelas instituições médicas, passou a ser necessário padronizar os formatos dos arquivos e a comunicação entre equipamento para facilitar envios e, consequentemente, os diagnósticos. A adoção do formato DICOM pelas instituições médicas irá melhorar a comunicação e abrir novos relacionamentos, gerando benefício a todos envolvidos, desde médicos até pacientes.

 

Você tem algum questionamento sobre esse tema? Compartilhe nos comentários.

 

Conheça também:

 

call-to-action-4tec

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Radiologia: os benefícios do armazenamento na nuvem

O cloud computing, conhecido também como armazenamento de dados em nuvem, está presente em muitos setores da economia. Confira o infográfico e saiba mais sobre o assunto.

A importância da Internet das Coisas para impulsionar os negócios

Definir exatamente o termo Internet das Coisas (IoT – do inglês “Internet of Things”) é um tanto quanto pretensioso, devido a diversidade de cenários que possibilitam o uso dessa tecnologia.

Por que um RIS em cloud traz mais eficiência para gestão de centros de diagnóstico por imagem?

Centros de diagnóstico por imagem e setores de radiologia digitalizados já não são novidade há muito tempo. Garantir máxima eficiência é uma tarefa desafiadora. A área de radiologia já lida naturalmente com uma grande quantidade de informações. Conciliar diferentes tipos de exame, informações do paciente e cobrança de planos de saúde são só alguns dos processos pelos quais essas instituições passam.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›