COMPARTILHE

Sistemas para laboratórios de análises clínicas evitam erros comuns em processos manuais

Por Pixeon em 26 de fevereiro de 2014

LISOs laboratórios de análises clínicas trabalham, em geral, com um alto volume de demandas – são diversos exames e pacientes que circulam pelos laboratórios diariamente e que necessitam de atenção para serem organizados e monitorados. Esse processo de gestão é usualmente feito por um colaborador de forma manual, mas a tecnologia em saúde trouxe sistemas para laboratórios de análises clínicas que auxiliam na automatização de processos, evitando erros e melhorando o atendimento da sua instituição.

 

Com a informatização do laboratório, os procedimentos são feitos de forma padronizada, garantindo mais assertividade a eficiência. O atendimento se torna mais rápido, principalmente com a agilidade na elaboração de laudos. O histórico clínico dos pacientes também é mais fácil de ser acessado pelo computador. Antes, era preciso procurar a ficha em uma pasta, o que permitia falhas, pois os exames poderiam se arquivados nos locais errados. Com os sistemas para laboratórios de análises clínicas, esse tipo de erro se torna quase inexistente, uma vez que tudo é feito por um cadastro informatizado.

 

As falhas manuais são minimizadas ainda com a comunicação entre laboratórios de apoio e apoiados. Sem elas, as atendentes precisariam passar os dados dos pacientes por telefone, por exemplo. Além de tomar tempo, isso pode gerar confusão, como um nome soletrado errado.

 

Além de evitar erros, os sistemas para laboratórios de análises clínicas permitem a customização dos laudos com a identidade da sua instituição. Essas ferramentas ajudam ainda na gestão financeira, com o controle do seu faturamento e pagamentos de convênios, identificando os pontos críticos e fornecendo informações para a tomada de decisões estratégias. Os benefícios gerados com a utilização de um sistema completo de gestão para laboratórios envolvem todos os níveis, desde gerentes, passando pelos colaboradores, até chegar ao paciente.

 

Você conhece sistemas para laboratórios de análises clínicas? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

8 dicas para evitar glosas

Mostramos 8 maneiras eficientes de evitar ou corrigir um dos problemas mais difíceis de lidar nas instituições de saúde: as glosas.

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para as instituições?

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para instituições de saúde? Como era antes e como deve ser agora com adoção de RIS pelas instituições de saúde.

Não deixe dinheiro na mesa: controle efetivo do faturamento hospitalar

Saiba quais são os segredos para garantir uma gestão eficiente e um faturamento hospitalar saudável

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›