COMPARTILHE

Saiba mais sobre 3 tendências tecnológicas para oftalmologia

Por Pixeon em 4 de fevereiro de 2014

ID-10074992O setor da tecnologia vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Todos os dias surgem inovações com as mais variadas finalidades, e no segmento da saúde não é diferente. Com o objetivo de melhorar os processos, as tecnologias para a saúde podem ser aplicadas desde a recepção de uma clínica até o diagnóstico e tratamentos. Com este post, buscamos reunir informações e ajudar você a conhecer mais sobre as inovações, apresentando 3 tendências tecnológicas para oftalmologia.

 

1. Sistemas de gerenciamento

 

Os sistemas de gerenciamento são uma das tendências tecnológicas para oftalmologia que podem ser aplicadas em todas as etapas de uma clínica. A partir do atendimento, já é possível ter acesso fácil ao histórico do paciente. Além disso, as imagens dos exames são armazenadas eletronicamente, o que evita a sua deterioração e reduz o desperdício de papel. Outras vantagens como mais acessibilidade, segurança e conforto ao paciente também podem ser encontradas com um sistema de gerenciamento.

 

2. Novas técnicas para diagnóstico

 

Com o sistema de gerenciamento citado no item anterior, é possível que o médico faça o diagnóstico imediatamente após realizar o exame, sem esperar que ele seja impresso. Isso se tornou viável com as novas tecnologias que permitem que os exames sejam disponibilizados em tela, facilitando ao oftalmologista fazer um diagnóstico rápido e bastante assertivo devido a qualidade da imagem – esse tipo de procedimento é bastante importante dentro das tendências tecnológicas para oftalmologia.

 

Equipamentos completos de avaliação biométrica, por exemplo, também auxiliam o diagnóstico, uma vez que viabilizam o exame completo dos olhos do paciente em um único procedimento, que permite fazer a medição da espessura do cristalino, da retina e também da profundidade da câmara.

 

3. Cirurgias a laser

 

O cenário de alguns anos atrás é bastante ultrapassado se comparado aos dias atuais. Antes, uma cirurgia oftalmológica de catarata, por exemplo, precisava ser feita com anestesia geral e o paciente ficava internado para a recuperação. Agora o procedimento é feito com anestesia local e com alta imediata, permitindo que o paciente saia andando e sem curativo. A tecnologia trouxe avanços consideráveis para esse tipo cirurgia. Com a chegada das cirurgias a laser, outros métodos envolvendo a oftalmologia sofreram melhoras significativas para o médico e para o paciente.

 

As tendências tecnológicas para oftalmologia estão em constante crescimento e todos os dias podem aparecer inovações. A tecnologia veio para mudar o segmento e quem atua nessa área deve procurar se atualizar e conhecer as novas opções no mercado, para sempre oferecer melhorias para a população.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

call-to-action-oftalmo

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

8 dicas para evitar glosas

Mostramos 8 maneiras eficientes de evitar ou corrigir um dos problemas mais difíceis de lidar nas instituições de saúde: as glosas.

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para as instituições?

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para instituições de saúde? Como era antes e como deve ser agora com adoção de RIS pelas instituições de saúde.

Não deixe dinheiro na mesa: controle efetivo do faturamento hospitalar

Saiba quais são os segredos para garantir uma gestão eficiente e um faturamento hospitalar saudável

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›