COMPARTILHE

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro?

Por Jessica M Gomes (Diretora Executiva da Humanix) em 29 de novembro de 2017

Um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro? Sim, mas há um fator essencial nessa equação, a escolha correta do fornecedor de tecnologia.

 

Um sistema para clínicas deve possuir um roadmap que contemple a sua própria evolução de acordo com o mercado. Nisso, um fornecedor ativo fará totalmente a diferença. O parceiro precisa acompanhar, ser consultivo, orientar a clínica para o que é realmente necessário. Saiba mais na sequência.

 

Sistema para clínicas: qual postura esperar do fornecedor

 

Ao procurar por um sistema para clínicas é aconselhável sempre observar se o fornecedor da tecnologia está um passo adiante. Se prevê upgrades ao longo do tempo para assegurar inovação e qualidade. É a forma mais garantida de manter sempre a instituição competitiva, não precisar migrar de ferramenta em curto prazo e obter melhores resultados financeiros.

 

O setor da saúde está ciente de que a automatização é um diferencial competitivo e precisa de fornecedores igualmente inovadores. A tecnologia que compõe um sistema para clínicas está sendo observada de perto.  As clínicas devem avaliar se a solução de tecnologia oferecida tem funcionalidades que atendam aos processos críticos, administrativos e assistenciais, se o parceiro oferece o tipo de suporte necessário e se prevê as adequações necessárias para sustentabilidade de seu negócio a longo prazo. É preciso ainda bastante clareza de que é inevitável evoluir constantemente dentro de uma estrutura sustentável ao longo do tempo.

 

Como saber qual o sistema para clínicas é mais adequado?

 

Uma prática utilizada quando um sistema para clínicas é obsoleto e não consegue integrar dados é ter várias ferramentas. O que exige um grau de retrabalho muito grande, que vai desde a digitação de informações até a geração e análise manual dos relatórios. Outro motivo usual de possuir duas ou mais soluções é a pressa por adquirir algo diferenciado, sem estar completamente inteirado das possibilidades. Nisso, um parceiro confiável, poderá apontar a melhor solução e adiantar-se oferecendo soluções cada vez mais inovadoras para agregar à clínica, aumentando sua capacidade competitiva.

 

Algumas vezes o mercado de tecnologia pode oferecer para clínica, soluções de saúde muito parrudas o que pode encantar uma clínica, mas uma clínica não é um hospital. Assim, adquirir uma solução deste tipo pode aumentar a complexidade processual e dificultar o operacional. Portanto, é necessário ter clareza do porte da clínica e de seus objetivos de médio e longo prazos antes de investir numa plataforma. Então, é preciso garantir os upgrades prontamente, sem a clínica precisar se preocupar com a questão. Que consiga evoluir em alternativas, como, por exemplo, a aplicação de Internet das Coisas (IoT),  antes mesmo que exista um pedido do cliente.

 

Diferenciais de um fornecedor de sistema para clínicas

 

O desafio das empresas no mercado sempre girou em torno do binômio: custo x qualidade. E isso não é diferente no setor de clínicas. Otimizar recursos através de processos mais eficientes, sem perder de vista as expectativas e satisfação dos clientes é o segredo de equilíbrio. Soluções que possam convergir estas necessidades, parceiros consultivos que apoiem esta empreitada, sempre sairão na frente.

 

A dica é procurar mais do que uma novidade, mas um parceiro que oferece um serviço consultivo e que auxilie a instituição para que ganhe visibilidade no cenário da saúde e garanta a sua sustentabilidade, inclusive financeiramente.

 

Por fim, os dados são um dos ativos mais importantes, saiba qual é o posicionamento da empresa na questão segurança.

 

Quer saber mais sobre sistema para clínicas e como encontrar o fornecedor correto? Deixe as suas dúvidas e sugestões em nossos comentários!

 

Sobre a autora: Jessica M Gomes, Diretora Executiva da Humanix – Consultoria e Serviços em Gestão Empresarial, especialista em revisão de processos, indicadores, treinamento de profissionais e capacitação gerencial.

 

CIS Gestão de Clínicas

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

O que é DMED e algumas dúvidas frequentes sobre o tema

A DMED foi instituída com o objetivo de facilitar a declaração de despesas médicas pelas pessoas físicas. Saiba quem deve realizá-la, como é feita e outras dúvidas.

Pleres: conheça o software de gestão para medicina diagnóstica

Por que é importante conhecer sobre o Pleres? Com a tecnologia, as instituições ganham inúmeros benefícios, como economia, flexibilidade e automatização.

Tudo que você precisa saber para alcançar a certificação HIMSS

HIMSS: Tudo que você precisa saber para alcançar a certificação. Saiba como é feita a avaliação, quais são os estágios e a função do PEP.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›