COMPARTILHE

Confira as melhores dicas de gestão para você cuidar melhor da sua clínica

Por Julie Almeida e Daniela Bichara em 24 de março de 2017

CIS - Gestão de clínicasGestão é alicerce para o sucesso de qualquer tipo de negócio. Na gestão de clínicas, não é diferente.  Fazer com que uma clínica venha a prosperar requer muito mais do que ser um bom gestor. É preciso ter controle minucioso de todos os processos. Ter uma visão global da sua unidade, com o monitoramento das ações nas mais diversas áreas da gestão, é fundamental.

 

Saber como estão os prontuários e receituários dos pacientes, a agenda dos médicos, a recepção, o controle financeiro é ter total domínio no fluxo das demandas operacionais e gerenciais da sua unidade. Somente assim será possível prestar um atendimento adequado.

 

É nessa hora que o uso de um software prático e eficiente de gestão, como o CIS, se torna indispensável para as clínicas médicas, independente do tamanho.

 

A adoção de um sistema de gestão de clínicas médicas é o primeiro passo para organizar todas as etapas da instituição de maneira fluida e integrada. O início da experiência do paciente com a clínica acontece durante o agendamento, que precisa ser organizado, efetivo e rápido.

 

Com a consulta agendada, o usuário é direcionado para a recepção, onde o sistema orienta o preenchimento correto do cadastro. Em seguida, o médico realiza o atendimento e completa o prontuário do paciente com as informações da consulta. Por fim, se houver necessidade, a própria clínica aciona o convênio médico para solicitar a liberação de exames.

 

Dentre os inúmeros benefícios do CIS, ter a garantia de um bom atendimento, captar dados de qualidade do paciente e organizar o faturamento são etapas importantes para uma administração saudável e que garantem o reconhecimento da clínica.

 

Com um bom sistema de gestão de clínicas é possível, por exemplo, controlar o tempo de espera e gerenciar filas utilizando um totem de autoatendimento, que emite uma senha ao paciente com base no cadastro realizado durante o agendamento.

 

É possível também tornar o atendimento mais humanizado, já que os médicos conseguem visualizar as informações do prontuário do paciente, como suas consultas e exames anteriores ou demais anotações, como um histórico do paciente.

 

As melhorias alcançadas com o uso de software de gestão de clínicas impactam de maneira positiva na atuação dos profissionais e, consequentemente, no desempenho da unidade. Isso ocorre porque o avanço constante da tecnologia possibilita o aumento da produtividade dos funcionários, permitindo que as instituições operem com mais eficiência em relação às rotinas de atendimento, gestão de faturamento, redução de perdas e geração de indicadores de qualidade, reduzindo custos, aumentando a produtividade e maximizando resultados.

 

Um grande exemplo das facilidades proporcionadas pela tecnologia é o uso da imagem digital de exames. Essa prática torna o processo mais ágil e melhora a qualidade do diagnóstico, pois o médico pode verificar a imagem em tela de alta resolução, utilizar contrastes e zoom.

 

Outro progresso a ser destacado é a utilização de reconhecimento de voz, que permite a automatização da transcrição do laudo, reduzindo significativamente o tempo de emissão e eventuais erros de digitação.

 

No Brasil existem mais de 30 mil clínicas públicas e privadas, de todos os tamanhos e especialidades. Por menor que seja a instituição de saúde, possuir um bom sistema de gestão traz uma série de benefícios.

 

Assim, é possível destacar fatores que fazem a diferença para o bem-estar dos pacientes, dos profissionais de saúde e para a operação das clínicas.

 

Saiba mais:

CIS Gestão de Clínicas

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Quais são os principais desafios para a gestão da TI hospitalar?

A TI hospitalar possui uma série de desafios. Porém, há sempre como superá-los e crescer na profissão. Saiba como!

Beira-Leito Digital e seus benefícios

O Beira-Leito beneficia diretamente hospitais, profissionais da saúde e pacientes. Dentre os principais ganhos, destacam-se otimização dos processos com significativa redução nos custos corporativos, maior segurança na administração de medicamentos, maior agilidade no atendimento e assistência individualizada, além do aumento da produtividade da equipe técnica.

Sistemas de administração do hospital: opte por um fornecedor capaz de atender grandes demandas

Na administração do hospital, um sistema que consegue atender grandes demandas servirá com eficiência instituições de diferentes portes. Conheça algumas tecnologias.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›