COMPARTILHE

Hospital Digital: Uma tendência ou realidade?

Por Marília Paraíso, Julie Almeida e Daniela Bichara em 16 de dezembro de 2016

 

Hospital Digital é uma instituição hospitalar com intensa e ampla adoção de ferramentas de TI (tecnologia da informação). O hospital 100% digital dispensa o uso de papel. A troca de informações é feita digitalmente, e conta com a integração entre sistemas internos e externos, entre outras particularidades.  Veja o infográfico abaixo sobre Hospital Digital e entenda os principais benefícios.

 

Hospital DigitalHospital Digital: Uma tendência ou realidade?

Com uma população cada vez mais crescente, o número de pacientes em grandes instituições de saúde só vem aumentando. Quem conhece, pelo menos um pouco da rotina de um hospital, sabe que algumas situações são bem comuns. Uma delas é o grande fluxo de pacientes aguardando atendimento médico. São pessoas com os mais diferentes graus de necessidades, sendo elas emergenciais ou não. 

 

Hospital Digital

Agora imagine a quantidade de troca de dados clínicos que precisa ser realizada por dia dentro de um Hospital. Neste cenário, podemos falar do acúmulo de guias das impressões de faturamento. Outros exemplos rotineiros que podem ser citados são o acúmulo dos prontuários físicos, das solicitações de exames que são impressas, do controle da administração da medicação do paciente, ainda feita em papel. E para completar, junte isso a um sistema de gestão que não conversa com o sistema de faturamento nem com o controle de estoque, por exemplo.Este é um cenário totalmente propenso a erros.

 

Um hospital digital é um conceito moderno e que já é uma realidade no mercado brasileiro. Dessa forma, garante que todas as informações sejam armazenadas eletronicamente, de maneira segura e eficiente, permitindo maior otimização do tempo e automatização dos processos. Contribuindo para a evolução desse cenário, o software de gestão hospitalar da Pixeon, SmartHealth,  possui diversos recursos que impulsionam essa migração de um hospital analógico para digital.

 

Integração completa de todas as áreas do Hospital Digital

 

Integração de todas as áreas de um Hospital, com módulos de Atendimento ao paciente de urgência/emergência. A integração passa também por Pré-Internação com controle de autorização procedimentos, medicamentos de alto custo e OPME, Internação, Assistência Médica e de Enfermagem, Centro Cirúrgico, com possibilidade de Pesquisa Científica. A integração deve chegar até a área administrativa, financeira e contábil.

 

Recepção em um Hospital Digital

 

Para maior gestão e maior agilidade de autorizações, no momento que o paciente entrega a carteira do plano na recepção, o sistema já gera autorização automática para triagem e consulta médica. Na sequência, o sistema também libera as autorizações para exames de forma automática. Qualquer irregularidade ou falta de cobertura do plano de saúde, a recepcionista já é sinalizada,. Dessa forma, evita-se assim que o procedimento seja realizado e que sejam gerados custos que não serão pagos.

 

Gestão de fila em um hospital digital

 

Considerando a classificação de risco do paciente, condição clínica e horário de chegada, serão definidos os critérios de atendimento e o tempo de espera de cada pessoa, permitindo que a unidade tenha maior agilidade e controle no atendimento.

 

Atendimento Médico e Enfermagem

 

O Prontuário Eletrônico do Paciente, em um hospital digital, oferece maior segurança e integração de dados. Neste cenário é possível gravar todo o histórico do paciente em um único sistema. As informações completa fica acessíveis para todos os médicos de qualquer especialidade, enfermeiros  e demais profissionais. Os principais documentos acessíveis são os diagnósticos, prescrições, exames e tratamentos realizados, além das atividades da assistência de enfermagem.

 

Esses são só alguns exemplos que muitas instituições já utilizam e que são essenciais para o pleno funcionamento do hospital.

 

Hospital Digital

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

8 dicas para evitar glosas

Mostramos 8 maneiras eficientes de evitar ou corrigir um dos problemas mais difíceis de lidar nas instituições de saúde: as glosas.

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para as instituições?

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para instituições de saúde? Como era antes e como deve ser agora com adoção de RIS pelas instituições de saúde.

Não deixe dinheiro na mesa: controle efetivo do faturamento hospitalar

Saiba quais são os segredos para garantir uma gestão eficiente e um faturamento hospitalar saudável

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›