COMPARTILHE

Implantar um PACS é mais do que instalar um software

Por Najara dos Anjos em 9 de setembro de 2016

KLAS ResearchConheça os pontos cruciais para implantação que impactam na eficiência da solução

 

Pode-se dizer que o processo de implantação de um PACS acontece ainda no momento da venda de uma solução ou produto. E a primeira etapa é um projeto técnico, que precisa ser bem detalhado e de acordo com a realidade da instituição. Para elaborar um projeto técnico adequado é importante analisar o cenário de ambiente da instituição de saúde, entender os desafios, perceber as dores e inquietudes, para só então projetar a solução e a implantação do PACS.

 

Diversas situações devem ser levadas em conta nesse projeto, como, por exemplo, se os médicos radiologistas precisam laudar fora da instituição, se será utilizada impressão sob demanda, se haverá entrega pela internet, etc., e ainda qual o objetivo da adoção da nova solução, como redução de custos ou melhora de processos internos.

 

Sabendo de todas as necessidades da instituição, é dimensionado o projeto com as soluções e demais produtos complementares que serão indispensáveis para alcançar esses objetivos, bem como as mudanças necessárias em infraestrutura e processos de trabalho.

 

Além disso, o projeto técnico deve levar em consideração quais as necessidades de integração com outras soluções que a clínica ou hospital utilizam, como por exemplo, HIS, RIS, LIS, entre outros e quais limitações ou pontos que não serão abrangidos pela implantação.

 

Ainda antes de iniciar a implantação em si, a Pixeon reforça a recomendação de hardware já informada no projeto técnico para a instituição que está adotando uma nova solução ou expandindo a solução atual. Essa recomendação inclui as máquinas que serão utilizadas pelos médicos radiologistas nas estações de trabalho e principalmente os servidores e storage, levando em consideração a opção adotada pela instituição referente ao armazenamento de imagens que pode ser local ou na nuvem. Para armazenamento local, por exemplo, é preciso saber a volumetria de exames por um período de médio prazo e calcular a necessidade ideal de espaço para armazenamento desses dados.

 

PACS Aurora

 

 

O projeto de implantação começa com a validação do projeto técnico, avaliando o escopo da solução, os requisitos de hardware são confirmados e são alinhadas as expectativas de ambas as partes, além da entrega do cronograma de implantação.

 

Logo após o alinhamento são encaminhadas a instituição, todas as documentações do projeto, assim como os requisitos para se consolide a etapa inicial deste processo da implantação.

 

Esse cuidado de validar o projeto é essencial para a aderência da solução no cenário da instituição de saúde. Afinal, não basta instalar um sistema, a preocupação do início ao fim deve estar em entregar uma solução completa que alcance os objetivos que foram combinados previamente.

 

Deste momento em diante, o sucesso da implantação dependerá totalmente do engajamento entre a equipe responsável pelo projeto na instituição, e a equipe de implantação da Pixeon. A sinergia e comprometimento são indispensáveis, uma vez que muitos pontos ou processos nem sempre são previstos e para alcançar todos os objetivos previstos no projeto, um trabalho a muitas mãos será requerido.

 

A instituição deve promover também o engajamento dos usuários finais do sistema, é importante explicar todo o processo de mudança necessária com os envolvidos e estar bem nítido para todos os objetivos do projeto como um todo.

 

Na maioria dos casos, os gestores são os que definiram a adoção do sistema, mas se os usuários do sistema não estiverem propensos a alterar suas rotinas e engajados no projeto, o sistema será implantado, mas será só mais um software e não trará todo o resultado esperado.

 

Mudança nos tiram da nossa zona de conforto e é comum haver resistência, mas quando se entende o propósito da mudança e se tem clareza dos objetivos a serem alcançados, tudo fica mais fácil. Durante todo o processo de implantação e treinamento, as equipes de vários setores da instituição serão envolvidas muitas vezes, e serão estas equipes que farão a diferença e colherão os frutos do projeto no futuro, se entenderem seus benefícios – que não se estendem somente a instituição, mas principalmente aos pacientes.

 

Por todos esses cuidados no momento de implantar um PACS fez a Pixeon ser avaliada positivamente na pesquisa KLAS Research. O processo de implantação de PACS da companhia recebeu nota 8.0, acima da média dos concorrentes na América Latina. A pesquisa Global PACS 2016, realizada pela Klas Research, avaliou 16 aspectos do PACS Aurora do processo de compra ao funcionamento do sistema. Leia o artigo completo sobre a pesquisa aqui.

 

Conheça mais sobre a solução de PACS:

 

Sistema de gestão de imagens

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

8 dicas para evitar glosas

Mostramos 8 maneiras eficientes de evitar ou corrigir um dos problemas mais difíceis de lidar nas instituições de saúde: as glosas.

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para as instituições?

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para instituições de saúde? Como era antes e como deve ser agora com adoção de RIS pelas instituições de saúde.

Não deixe dinheiro na mesa: controle efetivo do faturamento hospitalar

Saiba quais são os segredos para garantir uma gestão eficiente e um faturamento hospitalar saudável

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›