COMPARTILHE

Estratégias criativas e parcerias entre clínicas e laboratórios: uma tendência de mercado

Por Roberto Ribeiro da Cruz - CEO da Pixeon em 31 de agosto de 2016

Sistema para laboratoriosO grupo de países conhecido como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) tem a previsão de aumentar os gastos com saúde nos próximos 10 anos em 117%. Segundo a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), a área de laboratorial cresceu 7% em serviços de complementação diagnóstica no País. Apesar destes números positivos, em 2016, houve um corte de mais de R$ 2,5 bilhões no orçamento para a saúde pública do Brasil.

 

Com um cenário de cortes orçamentários na verba pública, as instituições privadas acabam tentando se sobressair com serviços completos como estratégia de negócio para expansão e crescimento.

 

O paciente tem a demanda de ser atendido com eficiência e prefere instituições que ofereçam diversos exames que ele precisa de uma única vez. A instituição também precisa estar atenta à qualidade que oferece ao médico solicitante, que é quem geralmente recomenda ao paciente uma determinada instituição para a execução de um procedimento.

 

Sabendo disso, muitas instituições criam formas de fidelizar seu público, seja ao aumentar o portfólio de serviços, mantendo-se restrita a uma região, seja com um leque menor e expandindo para várias localidades. Aumentar a amplitude regional é uma estratégia de negócios mais custosa, mas que pode ser uma alternativa, caso a instituição tenha expertise para gestão logística da coleta e transporte de exames e esteja ciente das dificuldades de credenciar convênios em cada região.

 

Muitas vezes, a maneira mais fácil de manter-se competitivo é com parcerias com outras instituições, para aumentar as possibilidades de oferecimento de exames.

 

Cases bem sucedidos entre clínicas podem inspirar o mercado a crescer de forma orgânica e sustentável. Recentemente, um cliente Pixeon, especializado em exames laboratoriais, para focar em sua área de atuação e ainda assim incentivar o crescimento sem grandes investimentos, firmou uma parceria com uma clínica vizinha, especializada em diagnóstico por imagem, que se manteriam em seus respectivos nichos e repassariam ao outro demandas de exames da área que não abarcam. Esse tipo de negócio fortalece a presença de mercado.

 

Outro modelo de negócios bem importante é o de laboratórios que expandem seus serviços para diagnóstico por imagem. Com a entrada de grandes redes na região nordeste, por exemplo, um cliente da área de laboratórios seguiu esta estratégia e adquiriu equipamentos de diagnóstico para se tornar mais competitivo.

 

Há ainda as instituições que fazem questão de trabalhar com nichos específicos. Como um laboratório que trabalha com classes D e E do Rio de Janeiro, que optou por oferecer exames completos de pré-natal e de cuidados com a saúde da mulher para fidelizar este público, com isso, e vem ganhando força no mercado local.

 

Estes modelos de parceria são tendências da área para sobreviver em meio ao mercado competitivo de laboratórios privados, que movimenta, segundo a PwC, receitas globais estimadas de US$20,2 bilhões ao ano.

 

Saiba mais:

Sistema de gestão laboratorial

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Quais são os principais desafios para a gestão da TI hospitalar?

A TI hospitalar possui uma série de desafios. Porém, há sempre como superá-los e crescer na profissão. Saiba como!

Beira-Leito Digital e seus benefícios

O Beira-Leito beneficia diretamente hospitais, profissionais da saúde e pacientes. Dentre os principais ganhos, destacam-se otimização dos processos com significativa redução nos custos corporativos, maior segurança na administração de medicamentos, maior agilidade no atendimento e assistência individualizada, além do aumento da produtividade da equipe técnica.

Sistemas de administração do hospital: opte por um fornecedor capaz de atender grandes demandas

Na administração do hospital, um sistema que consegue atender grandes demandas servirá com eficiência instituições de diferentes portes. Conheça algumas tecnologias.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›