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Sistema de gestão de filas pode ajudar a sua organização a fidelizar o paciente

Por Daniela Bichara em 29 de agosto de 2016

gestão de filas para hospitaisUm sistema de gestão de filas é reconhecido como um grande benefício para organizações, empresas e lojas que tenham atendimento ao público. Para as instituições de saúde, é imprescindível gerenciar bem as filas porque os pacientes atrelam o tempo de espera a qualidade do serviço.

 

Com isso, mostraremos o poder de um sistema de gestão de filas nas organizações de saúde e como isso beneficia o paciente — e pode até fidelizar ele na sua organização. Acompanhe!  

 

Classificação de risco do paciente

 

No cenário de uma organização de saúde que tenha atendimento de emergência, é preciso priorizar a assistência médica àqueles pacientes com um quadro clínico de maior urgência. Como fazer isso?

 

Hoje, muitas instituições aderem o serviço de triagem ao setor de recepção para poder realizar a classificação de risco do paciente e, assim, gerenciar o seu atendimento e o tempo de médio de acolhimento dele dentro do pronto socorro. Tudo isso dentro do sistema.

 

Por exemplo, na triagem, o paciente foi classificado como caso de urgência no sistema. A partir daí, ele receberá prioridade para passar com o médico e, depois, realizar exames e receber seus resultados, já que o sistema organiza a fila de acordo com a classificação de risco do paciente.  

 

Colaboradores no controle

 

Vamos continuar com o cenário de um pronto socorro e imaginar que o paciente passou na triagem e foi classificado com pouca urgência, mas, na hora de passar com o médico, seus sintomas pioraram e será necessário mais agilidade para o seu diagnóstico e tratamento, como uma gestão de filas automatizadas pode ajudar nesse momento? Simples, o sistema permite que o médico ou o enfermeiro altere a classificação de risco do paciente para que o tempo dele seja revisto nos próximos passos do atendimento.

 

Desse modo, o paciente tem um atendimento priorizado de acordo com a sua necessidade, o que representa mais visibilidade na hora dele avaliar a qualidade do serviço prestado.

 

Aumento de produtividade no atendimento

 

O sistema de gestão de filas permite que a organização tenha um fluxo de atendimento de paciente mais rápido e produtivo, uma vez que seja utilizado em sua totalidade. A automatização desse processo permite monitorar o tempo médio do paciente dentro da sua organização — desde sua entrada até a sua saída.

 

O sistema possibilita que o ciclo de atendimento do paciente seja realizado com mais rapidez e produtividade. Já que ao finalizar o cadastro na recepção, o médico já pode visualizar e chamar o paciente — sem precisar que uma pessoa vá até o consultório e deixe a ficha dele lá. Depois, se o colaborador pedir algum exame o laboratório visualizará a solicitação e poderá preparar os insumos necessários daquele pedido antes do paciente chegar lá. O processo acontece todo no sistema.

 

–  

 

Dessa forma, o paciente recebe um atendimento mais rápido e de acordo com as suas necessidades. O que faz com que ele avalie melhor a organização e considere voltar para novos atendimentos quando for preciso. Pense bem nisso na hora de adquirir um sistema de gestão para sua instituição onde pode fazer o controle de forma rápida e inteligente das filas de atendimento.

 

Conta para a gente se a sua organização já tem um sistema de gestão onde é possível controlar a fila de atendimento ou não. Se sim, como é feita a usabilidade desse serviço pelos seus colaboradores.

 

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