COMPARTILHE

Controle os gastos do seu laboratório com a ajuda de um sistema digital

Por Mário Santos em 1 de agosto de 2016


gestão laboratorialCom os sistemas digitais, os laboratórios podem ter sua rotina otimizada, seus processos mais seguros, aumento de produtividade. Tudo para ajudar no controle de gasto e no crescimento de receita. Quer saber como isso é possível?
Vem com a gente.

 

Selecionamos duas soluções automatizadas que contribuem para redução de falhas e gastos no setor laboratorial.

 

Controle de qualidade

 

Dentro da rotina de um laboratório, o processo chamado de controle de qualidade pode acontecer pela manhã, antes do início dos trabalhos, ou diversas vezes no decorrer do dia — é algo que depende da demanda e do porte da instituição. Esse processo garante que os resultados de exames feitos pela clínica sejam fidedignos — ou seja, sem erros que possam comprometer a instituição e também  saúde do paciente.

 

O teste é feito com um kit reagente que simula um procedimento real, mas que deve sempre render um resultado padrão, já esperado pelo profissional que o executa. Portanto, se algo der errado aqui, é sinal de que o equipamento precisa ser recalibrado e acionado mais uma vez.

 

Esse procedimento ainda pode ser realizado de forma automática, uma mudança que traz diversos benefícios. Um sistema automatizado torna possível, por exemplo, a realização testes simultâneos e o bloqueio via software de equipamentos que ficarem foram do padrão. Isso otimiza todo o processo de entrega de exames, colabora para aumentar a fidelidade dos pacientes e, de quebra, também reduz o risco de erro humano nessa primeira etapa e até nas seguintes.

 

A automatização, por fim, ainda pode ajudar a unificar os sistemas utilizados em uma clínica, por exemplo. Mas como? Por meio do interfaceamento de todos os procedimentos oferecidos no local, a fim de melhor gerenciar tudo o que for automatizado.

 

Soroteca

 

Outra solução para ajudar no controle de gastos de uma clínica é a soroteca, que funciona como uma espécie de biblioteca para amostras fornecidas por pacientes para exames. Mas se antes o controle de todo o acervo era feito manualmente, bioquímicos e outros profissionais da área podem contar hoje com a ajuda de sistemas de automação.

 

A adoção de um software para gestão da soroteca traz inúmeras vantagens para uma instituição. A primeira e mais notável delas é a melhoria na organização: todas as amostras são dispostas em racks e devidamente etiquetadas com código de barra. Isso ainda facilita na hora de pesquisar, já que basta informar os dados referentes ao paciente para encontrar a respectiva amostra.

 

O sistema de automação ainda ajuda a monitorar as condições de tudo o que está guardado no acervo. O responsável pela soroteca é avisado quando uma amostra já não está mais adequado, e pode usar essa informação para melhor gerenciar o fluxo de exames — avisando, por exemplo, se uma pessoa precisa voltar à clínica para nova coleta.

 

Além dos ganhos em tempo e agilidade, a clínica que automatiza o sistema de soroteca pode ter um retorno na parte financeira. Com uma gestão mais eficiente do acervo, evita-se repetições desnecessárias de exames, que podem acabar ocorrendo porque a amostra fornecida da última vez venceu ou foi perdida, por exemplo.

 

Você já utiliza o controle de qualidade e soroteca no seu laboratório? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários abaixo.

 

Saiba mais:

call-to-action2-08

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Pré-requisitos para escolher um bom parceiro de TI na saúde

Quais os pré-requisitos para escolher um parceiro de TI na saúde? Elencamos pontos importantes para a relação fornecedor-instituição.

8 principais acertos do CIO Hospitalar

David Oliveira – consultor e fundador da DECIDA e sócio-diretor da ItechMed – listou os principais acertos do CIO Hospitalar. Confira o infográfico.

Tecnologias de gestão em saúde eficazes para hospitais

As tecnologias de gestão em saúde são fundamentais para garantir a eficácia do hospital. Saiba quais os principais equipamentos e como utilizá-los.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›