COMPARTILHE

Controle os gastos do seu laboratório com a ajuda de um sistema digital

Por Mário Santos em 1 de agosto de 2016


gestão laboratorialCom os sistemas digitais, os laboratórios podem ter sua rotina otimizada, seus processos mais seguros, aumento de produtividade. Tudo para ajudar no controle de gasto e no crescimento de receita. Quer saber como isso é possível?
Vem com a gente.

 

Selecionamos duas soluções automatizadas que contribuem para redução de falhas e gastos no setor laboratorial.

 

Controle de qualidade

 

Dentro da rotina de um laboratório, o processo chamado de controle de qualidade pode acontecer pela manhã, antes do início dos trabalhos, ou diversas vezes no decorrer do dia — é algo que depende da demanda e do porte da instituição. Esse processo garante que os resultados de exames feitos pela clínica sejam fidedignos — ou seja, sem erros que possam comprometer a instituição e também  saúde do paciente.

 

O teste é feito com um kit reagente que simula um procedimento real, mas que deve sempre render um resultado padrão, já esperado pelo profissional que o executa. Portanto, se algo der errado aqui, é sinal de que o equipamento precisa ser recalibrado e acionado mais uma vez.

 

Esse procedimento ainda pode ser realizado de forma automática, uma mudança que traz diversos benefícios. Um sistema automatizado torna possível, por exemplo, a realização testes simultâneos e o bloqueio via software de equipamentos que ficarem foram do padrão. Isso otimiza todo o processo de entrega de exames, colabora para aumentar a fidelidade dos pacientes e, de quebra, também reduz o risco de erro humano nessa primeira etapa e até nas seguintes.

 

A automatização, por fim, ainda pode ajudar a unificar os sistemas utilizados em uma clínica, por exemplo. Mas como? Por meio do interfaceamento de todos os procedimentos oferecidos no local, a fim de melhor gerenciar tudo o que for automatizado.

 

Soroteca

 

Outra solução para ajudar no controle de gastos de uma clínica é a soroteca, que funciona como uma espécie de biblioteca para amostras fornecidas por pacientes para exames. Mas se antes o controle de todo o acervo era feito manualmente, bioquímicos e outros profissionais da área podem contar hoje com a ajuda de sistemas de automação.

 

A adoção de um software para gestão da soroteca traz inúmeras vantagens para uma instituição. A primeira e mais notável delas é a melhoria na organização: todas as amostras são dispostas em racks e devidamente etiquetadas com código de barra. Isso ainda facilita na hora de pesquisar, já que basta informar os dados referentes ao paciente para encontrar a respectiva amostra.

 

O sistema de automação ainda ajuda a monitorar as condições de tudo o que está guardado no acervo. O responsável pela soroteca é avisado quando uma amostra já não está mais adequado, e pode usar essa informação para melhor gerenciar o fluxo de exames — avisando, por exemplo, se uma pessoa precisa voltar à clínica para nova coleta.

 

Além dos ganhos em tempo e agilidade, a clínica que automatiza o sistema de soroteca pode ter um retorno na parte financeira. Com uma gestão mais eficiente do acervo, evita-se repetições desnecessárias de exames, que podem acabar ocorrendo porque a amostra fornecida da última vez venceu ou foi perdida, por exemplo.

 

Você já utiliza o controle de qualidade e soroteca no seu laboratório? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários abaixo.

 

Saiba mais:

call-to-action2-08

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

O que uma é uma solução completa em software para microbiologia

O software para microbiologia deve oferecer pelo menos quatro vantagens para o laboratório. Descubra quais são elas e como estão conectadas.

Gestão de clínicas médicas sustentável e contínua é possível?

É possível uma gestão de clínicas médicas sustentável e contínua? Sim, mas precisa que seus três pilares estejam alinhados: pessoas, processos e tecnologias.

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro?

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro? Há um fator que não pode ser esquecido nessa equação, encontrar o fornecedor que mais se adequa aos processos da instituição.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›