COMPARTILHE

4 dicas para engajar os pacientes na área da saúde

Por Pixeon em 9 de junho de 2016

shutterstock_67111462

Mais do que nunca as clínicas, os hospitais e os laboratórios precisam se atentar nas formas de comunicação no relacionamento com os médicos e pacientes. É importante que os dois lados estejam engajados e entendam sobre as novidades do mercado e as melhorias que as instituições de saúde promovem para atendê-los. No lado do paciente, é de extrema necessidade criar formas efetivas de transmitir os benefícios, mudanças e novos processos que eles podem realizar em cada âmbito da saúde.

 

Hoje em dia há diversas maneiras para engajar os pacientes nos processos das instituições de saúde. Sejam elas on-line ou off-line. Mas é importante ressaltar que as pessoas estão cada vez mais conectadas e aumentar as conversas com elas no meio digital pode ser um caminho de sucesso. Segundo a pesquisa Survey of Health Care US 2015, da consultoria Deloitte, 60% dos pacientes afirmam que o uso da tecnologia na saúde tem um impacto positivo em sua rotina. Exemplo disso é a possibilidade da realização de agendamentos online e entrega de exames via web, que descarta a ida do paciente às instituições de saúde para a retirada física. Uso efetivo, prático e rápido da tecnologia no dia a dia do paciente e que ainda pode trazer um retorno considerável com redução de custo de processo e insumos.

 

Pensando nesse cenário, selecionamos 4 dicas que podem ajudar a engajar os pacientes na entrega de exames on-line. Acompanhe!

 

 1. E-mail marketing

O envio de e-mail marketing é uma forma de informar os clientes, seja para o uso de um sistema, como a entrega de resultados de exames on-line, quanto para uma promoção de uma loja virtual. Segundo estudo da MCKinsey&Company, o formato é 40 vezes mais eficaz do que publicações nas redes sociais. Com o e-mail marketing, a clínica poderá incluir informações e novidades aos pacientes, como a disponibilidade de exames online. Isso mostrará um interesse da empresa com o cliente.

 

2. Atendimento

O primeiro contato que o paciente tem com a instituição é por meio do atendimento — seja presencial, por telefone ou online —  e, por isso, nesse momento é importante ressaltar os benefícios dos serviços oferecidos, como a entrega de exames na internet – que é um recurso que traz comodidade e economia ao paciente por poder realizar o procedimento em casa ou no trabalho. A recepção deve estar ciente de comunicar esses procedimentos aos  clientes, podendo ser na hora do agendamento ou na realização do exame. Um bom relacionamento entre a empresa e o cliente é construído por uma boa comunicação.  

 

3. Informativos nas instituições

Outro modo de informar sobre os processos e funcionamento das instituições de saúde aos pacientes são os informativos, como panfletos e pôsteres. Esse formato pode ser espalhado pelo local, na recepção, nos corredores e nas salas de espera. Na hora de montar esse material, pense em como estruturar as informações para o paciente compreender e lembrar de forma fácil e rápida. Não esqueça também de que os colaboradores precisam saber do conteúdo exposto.

 

4. Informações no site

A sua página na internet é o meio mais rápido para os pacientes consultarem seus serviços. Mantenha o site atualizado. Desse modo, caso o paciente ainda esteja com dúvidas de como proceder é fácil de encontrar a informação.

 

Todas essas dicas podem ajudar a trazer mais engajamento e eficácia para os serviços e produtos oferecidos pela sua clínica. Lembre-se também que as redes sociais podem ser um bom canal de comunicação para aproximar a sua marca dos novos pacientes e daqueles já fidelizados.


Quer saber mais como engajar pacientes? Fale com a gente!  

 

Leia também:

gestão hospitalar

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

O que uma é uma solução completa em software para microbiologia

O software para microbiologia deve oferecer pelo menos quatro vantagens para o laboratório. Descubra quais são elas e como estão conectadas.

Gestão de clínicas médicas sustentável e contínua é possível?

É possível uma gestão de clínicas médicas sustentável e contínua? Sim, mas precisa que seus três pilares estejam alinhados: pessoas, processos e tecnologias.

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro?

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro? Há um fator que não pode ser esquecido nessa equação, encontrar o fornecedor que mais se adequa aos processos da instituição.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›