COMPARTILHE

4 dicas para engajar os pacientes na área da saúde

Por Pixeon em 9 de junho de 2016

shutterstock_67111462

Mais do que nunca as clínicas, os hospitais e os laboratórios precisam se atentar nas formas de comunicação no relacionamento com os médicos e pacientes. É importante que os dois lados estejam engajados e entendam sobre as novidades do mercado e as melhorias que as instituições de saúde promovem para atendê-los. No lado do paciente, é de extrema necessidade criar formas efetivas de transmitir os benefícios, mudanças e novos processos que eles podem realizar em cada âmbito da saúde.

 

Hoje em dia há diversas maneiras para engajar os pacientes nos processos das instituições de saúde. Sejam elas on-line ou off-line. Mas é importante ressaltar que as pessoas estão cada vez mais conectadas e aumentar as conversas com elas no meio digital pode ser um caminho de sucesso. Segundo a pesquisa Survey of Health Care US 2015, da consultoria Deloitte, 60% dos pacientes afirmam que o uso da tecnologia na saúde tem um impacto positivo em sua rotina. Exemplo disso é a possibilidade da realização de agendamentos online e entrega de exames via web, que descarta a ida do paciente às instituições de saúde para a retirada física. Uso efetivo, prático e rápido da tecnologia no dia a dia do paciente e que ainda pode trazer um retorno considerável com redução de custo de processo e insumos.

 

Pensando nesse cenário, selecionamos 4 dicas que podem ajudar a engajar os pacientes na entrega de exames on-line. Acompanhe!

 

 1. E-mail marketing

O envio de e-mail marketing é uma forma de informar os clientes, seja para o uso de um sistema, como a entrega de resultados de exames on-line, quanto para uma promoção de uma loja virtual. Segundo estudo da MCKinsey&Company, o formato é 40 vezes mais eficaz do que publicações nas redes sociais. Com o e-mail marketing, a clínica poderá incluir informações e novidades aos pacientes, como a disponibilidade de exames online. Isso mostrará um interesse da empresa com o cliente.

 

2. Atendimento

O primeiro contato que o paciente tem com a instituição é por meio do atendimento — seja presencial, por telefone ou online —  e, por isso, nesse momento é importante ressaltar os benefícios dos serviços oferecidos, como a entrega de exames na internet – que é um recurso que traz comodidade e economia ao paciente por poder realizar o procedimento em casa ou no trabalho. A recepção deve estar ciente de comunicar esses procedimentos aos  clientes, podendo ser na hora do agendamento ou na realização do exame. Um bom relacionamento entre a empresa e o cliente é construído por uma boa comunicação.  

 

3. Informativos nas instituições

Outro modo de informar sobre os processos e funcionamento das instituições de saúde aos pacientes são os informativos, como panfletos e pôsteres. Esse formato pode ser espalhado pelo local, na recepção, nos corredores e nas salas de espera. Na hora de montar esse material, pense em como estruturar as informações para o paciente compreender e lembrar de forma fácil e rápida. Não esqueça também de que os colaboradores precisam saber do conteúdo exposto.

 

4. Informações no site

A sua página na internet é o meio mais rápido para os pacientes consultarem seus serviços. Mantenha o site atualizado. Desse modo, caso o paciente ainda esteja com dúvidas de como proceder é fácil de encontrar a informação.

 

Todas essas dicas podem ajudar a trazer mais engajamento e eficácia para os serviços e produtos oferecidos pela sua clínica. Lembre-se também que as redes sociais podem ser um bom canal de comunicação para aproximar a sua marca dos novos pacientes e daqueles já fidelizados.


Quer saber mais como engajar pacientes? Fale com a gente!  

 

Leia também:

gestão hospitalar

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

8 dicas para evitar glosas

Mostramos 8 maneiras eficientes de evitar ou corrigir um dos problemas mais difíceis de lidar nas instituições de saúde: as glosas.

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para as instituições?

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para instituições de saúde? Como era antes e como deve ser agora com adoção de RIS pelas instituições de saúde.

Não deixe dinheiro na mesa: controle efetivo do faturamento hospitalar

Saiba quais são os segredos para garantir uma gestão eficiente e um faturamento hospitalar saudável

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›