COMPARTILHE

Entrega de exames em um mundo digital: qual a melhor alternativa?

Por Najara dos Anjos em 24 de março de 2016

retirada de exames pela internetAtualmente, a entrega de exames está passando por uma mudança de cultura. No geral, os cliente buscam por comodidade nos serviços que escolhem e isso é sinônimo de ser capaz de resolver questões pela internet, pois nosso tempo é cada vez mais escasso e cada vez mais buscamos qualidade de vida.

 

Por exemplo, se um paciente faz um exame numa clínica ou hospital, é muito mais cômodo não precisar retornar para buscar o resultado. Ter o exame disponível on-line é mais prático para o paciente e até mesmo para o médico, que consegue ter acesso remoto às imagens. A entrega de exames on-line é uma grande tendência desta geração, que pode, no futuro, acabar substituindo a entrega física.

 

Em geral, as agendas dos médicos e das pessoas estão cada vez mais apertadas. Então, supondo que a consulta de retorno com o médico para determinado paciente seja daqui a uma semana – ser capaz de retirar os exames on-line, sem precisar se deslocar, perdendo horas de trabalho, facilita a vida e colabora para a saúde dos pacientes, que podem começar um tratamento com mais rapidez.

 

Mas afinal, qual é a melhor alternativa para a entrega de exames no mundo digital?  

 

A resposta dependerá muito do público do cliente, cultura local e visão de futuro da instituição.
Se estamos falando de uma cidade de interior, onde as pessoas não têm o costume de pegar resultados pela internet e tem um público mais conservador frente às novas tecnologias, a melhor alternativa seria entrega do exame físico e, neste caso, é possível optar pela impressão sob demanda, para diminuir os custos com entrega de exames.

 

Em grandes centros, a digitalização dos serviços é cada vez mais comum e vem facilitando a vida das pessoas e processos, como a entrega de exames. Nestas cidades grandes é preciso pensar no trânsito, estacionamento e no tempo gasto para retirar exames físicos – tempo de que, em geral, as pessoas não dispõem nos dias de hoje. Por isso, a melhor alternativa acaba sendo a entrega de exames on-line.

 

Em uma cidade menor, onde cultura de internet e mobilidade ainda não são largamente conhecidas, é possível optar, também, por um sistema híbrido. O gestor pode permitir aos pacientes optar por pegar o exame físico, ou acessar os exames on-line. Se houver um trabalho de publicidade efetivo do serviço, é possível que torne-se um diferencial frente aos concorrentes da cidade e a clínica ganhe certa reputação positiva entre seus pacientes.

 

Em um cenário em que não haja nenhuma familiaridade com a internet, é possível, mesmo assim, diminuir os custos com entrega de exames. Neste caso, o gestor pode escolher a entrega das imagens em CD ou por impressão sob demanda. É possível criar um processo no sistema e programar as imagens para impressão, deixar os laudos prontos, e os CDs a postos para serem gravados – assim, prepara-se o exame para entrega apenas no momento que o paciente for retirar o exame.

 

Desta forma, não há gastos desnecessários com exames e laudos impressos ou gravação de CDs que nunca serão retirados. A opção também desafoga o arquivo e a equipe dedicada à entrega de exames, além de diminuir muito custos de impressão e gravação.

 

 

Vantagens de variar o sistema de entrega de exames

 

Há grandes benefícios para a administração da clínica ao optar por entregar exames on-line, em imagens em CDs ou no sistema de impressão sob demanda. Não há gastos com impressão de imagens em filmes, de laudos, ou mesmo com sacolas, envelope ou manutenção e espaço para um arquivo físico. Sendo assim, a clínica pode economizar tanto em gasto de materiais de papelaria e filme, como em evitar a organização e o investimento em um setor de arquivamento e organização de exames.

 

No caso de exames on-line, o paciente ganha em mobilidade, pois consegue acessar as imagens de seu dispositivo móvel, o que torna mais fácil pedir uma segunda opinião a um médico sobre o exame. Essa alternativa de entrega de exames também pode diminuir o tempo de espera nas clínicas, o que beneficia também a instituição.


Conheça os diferentes métodos de entregas de exames em um mundo digital entrando em contato com nossa equipe!

 

Conheça também:

marcação web de exames

 

 

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Pré-requisitos para escolher um bom parceiro de TI na saúde

Quais os pré-requisitos para escolher um parceiro de TI na saúde? Elencamos pontos importantes para a relação fornecedor-instituição.

8 principais acertos do CIO Hospitalar

David Oliveira – consultor e fundador da DECIDA e sócio-diretor da ItechMed – listou os principais acertos do CIO Hospitalar. Confira o infográfico.

Tecnologias de gestão em saúde eficazes para hospitais

As tecnologias de gestão em saúde são fundamentais para garantir a eficácia do hospital. Saiba quais os principais equipamentos e como utilizá-los.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›