COMPARTILHE

O que é a sistematização da assistência de enfermagem (SAE)?

Por Jéssica Nunes. em 7 de junho de 2017

sistematização da assistência de enfermagem

Em uma grande instituição de saúde, é crucial ter controle e entender o fluxo de trabalho de toda a equipe. Para os enfermeiros, existe a sistematização da assistência de enfermagem, aplicação que tem por objetivo de auxiliar os enfermeiros no processo de acompanhamento de pacientes. A partir disso, os procedimentos decisivos e as avaliações podem ser analisados com a ideia de aperfeiçoar, desenvolver e solucionar as questões do trabalho dos enfermeiros.

 

Para entender melhor como funciona essa metodologia clínica, separamos em cinco etapas a sistematização da assistência de enfermagem. Confira!

 

#1 Histórico do Paciente

 

O primeiro passo para o atendimento de um paciente é a busca por informações básicas para entender como deverão ser os cuidados da equipe de enfermagem. Um passo importante, por exemplo, é saber se a pessoa é alérgica a um determinado medicamento. A coleta de dados nessa etapa é crucial para dar mais assertividade na sistematização da assistência de enfermagem.

 

 

#2 Diagnóstico de Enfermagem

 

Na segunda fase enfermeira, após avaliar os dados coletados e o estado geral do paciente, identifica as problemas de saúde (podem ser reais ou potenciais) para realizar o plano de ação da equipe de enfermagem. É a identificação do grau de dependência do paciente e quais necessidades devem ser supridas pela enfermagem.

 

 

#3 Plano de assistência

 

Após entender o histórico do paciente, a enfermeira incluirá o plano de atendimento no prontuário eletrônico (PEP). Porque na etapa anterior foi realizado o diagnóstico da enfermagem. De acordo com a sistematização da assistência de enfermagem, a ideia é que aqui os enfermeiros possam atuar para prevenir, controlar ou resolver os problemas de saúde do paciente.

 

Veja 21 vantagens  de ter o prontuário eletrônico em sua instituição de saúde. Acesse o ebook!

 

#4 Execução do diagnóstico

 

A partir das informações da sistematização da assistência de enfermagem, a equipe de enfermeiros iniciará o tratamento do paciente com exames, medicação ou cuidados básicos de higiene pessoal.

 

#5 Evolução

 

Por fim, os enfermeiros atualizarão o prontuário do paciente por meio da sistematização da assistência de enfermagem para incluir a avaliação de atendimento para analisar se é possível dar alta médica. Nessa etapa, o prognóstico é a chave da finalização do cuidado hospitalar.

 

Conheça mais sobre a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e outras soluções que a Pixeon pode fornecer à sua empresa entrando em contato com nossa equipe de especialista.

 

Conheça também:

gestão hospitalar

 

 

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Quais são os principais desafios para a gestão da TI hospitalar?

A TI hospitalar possui uma série de desafios. Porém, há sempre como superá-los e crescer na profissão. Saiba como!

Beira-Leito Digital e seus benefícios

O Beira-Leito beneficia diretamente hospitais, profissionais da saúde e pacientes. Dentre os principais ganhos, destacam-se otimização dos processos com significativa redução nos custos corporativos, maior segurança na administração de medicamentos, maior agilidade no atendimento e assistência individualizada, além do aumento da produtividade da equipe técnica.

Sistemas de administração do hospital: opte por um fornecedor capaz de atender grandes demandas

Na administração do hospital, um sistema que consegue atender grandes demandas servirá com eficiência instituições de diferentes portes. Conheça algumas tecnologias.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›