COMPARTILHE

O papel do PACS no tratamento do câncer de mama

Por Pixeon em 15 de outubro de 2015

hp-384x210 (2)Ter uma linha do tempo é ótimo para guiar o histórico de uma empresa, notícias e eventos — as próprias redes sociais usam esse método para facilitar a navegação do usuário. A construção linear ajuda a compreender acontecimentos passados — que, muitas vezes permitem prever os próximos passos ou, ao menos, ter uma base para planejar o futuro. Essa ideia também vale para auxiliar, por exemplo, no tratamento do câncer de mama.

 

A possibilidade de acompanhar a saúde de um paciente — sem que ele tenha que arquivar os resultados dos exames por si próprio — já é possível por meio de sistemas a área médica  como o PACS (Picture Archiving and Communication System), que constrói uma linha do tempo de cada paciente a partir dos exames e laudos realizados pelos médicos.

 

Por meio da ferramenta, os exames do paciente podem ser arquivados, distribuídos e visualizados. O sistema consegue concentrar o histórico de um paciente em um mesmo local, o que facilita a vida da paciente e do médico em consultas futuras.

 

Essa funcionalidade torna-se especialmente importante para o tratamento do câncer de mama, já que, ao longo do tempo o sistema permite o armazenamento de diversos exames do mesmo paciente e a comparação de resultados anteriores e atuais. Assim, é possível acompanhar com mais facilidade e eficiência a evolução do tratamento por meio das informações armazenadas.

 

Com ferramentas inteligentes, como as oferecidas pelo PACS, a produtividade da instituição de saúde também pode ser otimizada. A solução permite que o médico personalize a melhor forma de visualizar os exames dos pacientes, oferecendo mais produtividade para o tratamento do câncer de mama. Isso é possível porque, ao visualizar uma exame de mama, por exemplo, o médico precisa posicionar as imagens de mama esquerda e direita juntamente com as mesmas imagens de exames anteriores. Sistemas como o PACS permitem que o médico salve esse protocolo de visualização de forma que, na próxima vez que abrir um exame de mama, basta selecionar o mesmo protocolo para que o sistema organize as imagens automaticamente.

 

Os sistemas de visualização de imagens que oferecem arquivamento de laudos e exames são facilitadores úteis aos médicos que realizam acompanhamento de pacientes. Além de possibilitar que outros clínicos dentro daquela unidade de saúde tenham acesso àquele histórico em caso de emergência.

 

Quer saber mais sobre as facilidades do PACS para o tratamento do câncer de mama.  Nossa equipe de especialistas está à disposição, entre em contato!

 

 

Conheça também:

call-to-action2-10

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

8 dicas para evitar glosas

Mostramos 8 maneiras eficientes de evitar ou corrigir um dos problemas mais difíceis de lidar nas instituições de saúde: as glosas.

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para as instituições?

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para instituições de saúde? Como era antes e como deve ser agora com adoção de RIS pelas instituições de saúde.

Não deixe dinheiro na mesa: controle efetivo do faturamento hospitalar

Saiba quais são os segredos para garantir uma gestão eficiente e um faturamento hospitalar saudável

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›