COMPARTILHE

A importância de fazer o backup do sistema

Por Pixeon em 22 de setembro de 2015

shutterstock_145367800Em uma rotina de trabalho de uma unidade de saúde, muitos documentos e informações precisam ser armazenadas de forma organizada e com fácil acesso, diariamente. Por isso, cada vez mais, unidades de saúde vêm investindo em sistemas de bancos de dados, para manter todos os documentos em segurança sempre, otimizando e organizando o armazenamento.

 

A melhor forma de manter essa organização é fazendo um backup do sistema regularmente. Ou seja, todo o sistema de gestão da unidade de saúde precisa ser automatizado e então o administrador opta por um banco de dados que seja compatível com sua realidade, tanto financeira como em volume de armazenamento. Para unidades com grande fluxo de atendimento, é crucial investir em um DBA que execute o backup diariamente.

 

Normalmente, esse processo de backup do sistema é automatizado e acontece durante a madrugada, para otimizar a dinâmica dos sistemas que armazenam dados dos pacientes todos os dias. Tudo isso para não perder informações cadastrais, resultados ou pedidos de exames dos clientes.

 

O backup do sistema poderá ser feito para um diretório de armazenamento como HD externo, servidores de rede ou em nuvem, dependendo da necessidade da instituição e a capacidade de investimento. O tipo de armazenamento pode ser avaliado junto a uma empresa especializada, que avaliará a necessidade da sua instituição de saúde e sugerirá a melhor solução.

 

Entretanto, ressaltamos que as questões de segurança do arquivo dependerão do método de arquivo escolhido pela empresa. Afinal, é necessário ter um responsável pelo diretório de armazenamento do backup do sistema interno na unidade, já que, normalmente, é necessário usuário e senha para a permissão de acesso e edição dos dados armazenados.

Quer mais informações sobre a importância de fazer o backup do sistema? Entre em contato com nossos especialistas!

 

Conheça também:

Print

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

8 dicas para evitar glosas

Mostramos 8 maneiras eficientes de evitar ou corrigir um dos problemas mais difíceis de lidar nas instituições de saúde: as glosas.

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para as instituições?

Como o RIS na Radiologia traz vantagens para instituições de saúde? Como era antes e como deve ser agora com adoção de RIS pelas instituições de saúde.

Não deixe dinheiro na mesa: controle efetivo do faturamento hospitalar

Saiba quais são os segredos para garantir uma gestão eficiente e um faturamento hospitalar saudável

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›