COMPARTILHE

A importância do Business Intelligence na gestão da saúde

Por Pixeon em 21 de agosto de 2015

sistema de gestão hospitalarConsiderando as mudanças econômicas constantes, o volume cada vez mais crescente de informações e a pressão do mercado por decisões efetivamente produtivas e rentáveis, o Business Intelligence, ou BI, torna-se indispensável para auxiliar gestores a visualizar cenários complexos e dar diferentes significados para cada etapa da administração hospitalar.

 

Os sistemas de informação podem ser classificados de acordo com o conteúdo que será levado em consideração. Em Business Intelligence, a classificação dos sistemas de informação geralmente acompanha a pirâmide organizacional, composta pelos níveis operacional, gerencial (tático) e estratégico da corporação.


Operacional, o que mede os processos

 

Formado por operações rotineiras, normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída. Se caracteriza pela visualização mais analítica das operações rotineiras com sumarizações quantitativas e/ou valoradas.

 

Gerencial ou Tático, o que acompanha o funcionamento dos processos

 

Formada por operações de apoio, cria os mecanismos de gerenciamento das organizações, tal como análise de clientes, produtos ou mercado e lucro efetivo por ação.

 

Estratégico, o que traz  indicadores gerenciais e insights para e tomadas de decisão

 

Formada por operações estratégicas: apoia a alta diretoria filtrando as informações fundamentais e altamente importantes para a tomada de decisões.

 

Um dos pontos mais forte do Business Intelligence é a capacidade de fornecer novas informações partindo de um conjunto de dados estático. E para isso, essa ferramenta permite visualizar os mesmo dados por uma ótica diferente, gerando novas perspectivas e análises em uma instituição de saúde, como por exemplo: uma visão pela ótica do atendimento, do médico, dos pacientes, convênios e uma série de outros atores distintos, cada qual trazendo um insight diferente para o negócio.

 

Utilizando um sistema de gestão, é possível ter dashboards – que reúne toda a Big Data da instituição – altamente visuais que não trazem apenas informações automáticas, mas ideias de atuação. Números e estatísticas só fazem sentidos quando aliados a um tratamento de dados – e é o Business Intelligence que faz isso. A inteligência de informação sumariza os dados, os sintetiza e gera informação relevante para todas as áreas de interesse no negócio, convertendo-as em tendências.

 

Em suma, por meio da coleta, organização, análise e compartilhamento de dados de diversos sistemas, o BI oferece informações qualitativas que permitem decisões mais seguras e ações bem direcionadas para traçar metas e alcançar resultados. Dessa forma a organização se mantém competitiva diante da concorrência e capaz de visualizar novas oportunidades, deficiências e oportunidades, ampliando e otimizando sua atuação.


Saiba como o Business Intelligence pode impactar positivamente no seu negócio: entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

 

Conheça também:

call35

 

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

O que uma é uma solução completa em software para microbiologia

O software para microbiologia deve oferecer pelo menos quatro vantagens para o laboratório. Descubra quais são elas e como estão conectadas.

Gestão de clínicas médicas sustentável e contínua é possível?

É possível uma gestão de clínicas médicas sustentável e contínua? Sim, mas precisa que seus três pilares estejam alinhados: pessoas, processos e tecnologias.

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro?

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro? Há um fator que não pode ser esquecido nessa equação, encontrar o fornecedor que mais se adequa aos processos da instituição.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›