COMPARTILHE

O controle de autorização da OPME

Por Pixeon em 16 de junho de 2015

shutterstock_142527916Muitos hospitais trabalham com materiais diferenciados para cirurgias de grande porte, materiais esses chamados de OPMEs – Órteses, Próteses e Materiais Especiais. Por serem especiais, estes suprimentos necessitam de maior investimento e, assim, influenciam diretamente nos lucros da unidade de saúde. Por isso, é importante adotar um sistema de gestão que forneça controle total do processo, desde a solicitação e autorização da OPME, até sua chegada e utilização.

 

Com um sistema como o Smart, é possível fazer toda a gestão de materiais especiais em uma mesma plataforma, em regime ambulatorial. A primeira etapa para uso de procedimentos eletivos é a cotação junto aos fornecedores, depois o envio para o convênio aprovar, a autorização e a efetivação da compra. Para a solicitação de autorização é preenchido o formulário com cotações e enviado a Operadora de Saúde, que autoriza o fornecimento.

 

Em casos de urgência, a rapidez desse processo pode interferir diretamente na saúde e atendimento adequado do paciente. Assim, ter um sistema que faça a gestão de todas essas etapas do controle de autorização da OPME é de extrema importância para uma instituição de saúde.

 

Em um exemplo prático, suponhamos que um paciente sofreu um acidente de carro e fraturou o fêmur. Assim que chega ao hospital, é levado ao centro cirúrgico e identifica-se que ele precisará de um material especial em sua cirurgia. Assim, é feita uma solicitação junto ao fornecedor, que leva o material para a cirurgia e posteriormente o médico faz o relatório médico, bem como, a solicitação do OPME via sistema. Posteriormente a central de autorização faz a solicitação de autorização junto ao convênio do paciente. Então, o convênio autoriza o material. Esse processo precisa ser feito com rapidez, pois o paciente está no centro cirúrgico aguardando o material para que o procedimento seja executado.

 

Para ser um processo ágil e preciso, o controle de autorização da OPME deve ser feito com a ajuda de um sistema de gestão. Assim, é possível evitar glosas, otimizar os lucros, utilizar uma única plataforma para gerenciar todo o processo, além de atender mais rápido e melhor aos pacientes que necessitem desse tipo de procedimento.

 

Quer saber mais sobre o controle de autorização da OPME? Nossa equipe está à disposição para qualquer dúvida ou questionamento, entre em contato!

 

Conheça também:

acesso a distância do PACS

 

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

O que uma é uma solução completa em software para microbiologia

O software para microbiologia deve oferecer pelo menos quatro vantagens para o laboratório. Descubra quais são elas e como estão conectadas.

Gestão de clínicas médicas sustentável e contínua é possível?

É possível uma gestão de clínicas médicas sustentável e contínua? Sim, mas precisa que seus três pilares estejam alinhados: pessoas, processos e tecnologias.

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro?

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro? Há um fator que não pode ser esquecido nessa equação, encontrar o fornecedor que mais se adequa aos processos da instituição.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›