COMPARTILHE

4 tendências tecnológicas para saúde

Por Pixeon em 21 de maio de 2015

shutterstock_160259612Em termos de tecnologia, os últimos anos foram um divisor de águas para a área da saúde. A digitalização de processos com foco em otimização do serviço, o surgimento e o armazenamento digital de imagens médicas, além da possibilidade de empoderar o paciente em relação ao agendamento de suas consultas, são alguns exemplos de tecnologias que vieram para ficar e, cada vez mais, são aperfeiçoadas para melhorar ainda mais o dia a dia dos envolvidos nesses processos.

Aqui destacamos algumas tendências técnológicas para saúde para os próximos anos. Para saber ainda mais, leia nosso e-book 17 tendências de tecnologia para saúde.

  • Wearables e internet das coisas

Nos últimos anos, o mundo presenciou o surgimento de diversos produtos ‘vestíveis’, que propõem uma integração ainda maior do corpo humano com a tecnologia. Com a evolução tecnológica, o número de gadgets capazes de capturar e ajudar a monitorar sinais de saúde, doenças e características de cada paciente cresceu exponencialmente. Até 2020, o mercado mundial de solução para a internet das coisas deve movimentar US$ 7,1 trilhões, segundo levantamento do International Data Corporation (IDC). Quem sabe, em um futuro próximo, não possamos ter wearables para controlar insulina e aritimias cardíacas, por exemplo?

 

  • Aplicativos da saúde

 

Os smartphones já são praticamente a extensão das pessoas. Só no Brasil, no último ano, as vendas dos aparelhos cresceram 55%, alcançando a marca de 54,4 milhões de unidades vendidas, segundo o IDC. Consequentemente, os aplicativos para a saúde estão sendo utilizados em maior escala e, nos próximos anos, a tendência é que esses aplicativos estejam cada vez mais presentes na vida das pessoas. Um ponto positivo é reunir e cruzar informações reunidas em cada um desses apps e, com esse monitoramento, efetivamente prevenir doenças, bem como monitorar doenças como diabetes e hipertensão.

 

  • Business Intelligence (BI)

Já se descobriu que um dos segredos para organizar, definir metas e rentabilizar ainda mais qualquer negócio é avaliar os resultados. Cada vez mais, com o cruzamento de informações e tecnologias, o business intelligence se torna crucial para diversas áreas de atuação, e especialmente para a médica. Ele permite a organização de enormes quantidades de informação de forma precisa e rápida, o que auxilia em processos como: a tomada de decisões, definição e atingimento de metas, redução de custos, criação de relatórios de performance e qualidade, implementação de melhorias, etc.

 

  •   Planos de tratamento personalizados

A personalização do atendimento pode parecer algo distante, mas já acontece em algumas lojas online, por exemplo, que conseguem criar um perfil do consumidor de acordo com suas útlimas compras e, assim, oferecer uma personalização das ofertas para ele, uma vez que esteja logado. A tendência é quem e, breve, a mesma lógica de personalização aconteça nas áreas de saúde. Depois de um tempo de um tratamento, será possível criar planos de tratamentos personalizados para cada caso específico, com base em sua rotina do paciente. Isso também abrirá portas para a criação de produtos e aplicativos para explorar essa vertente do atendimento médico moderno.

 

Quer saber mais? Faça o download do e-book as 17 tendências tecnológicas para o mercado de saúde.

call-to-action-13

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

O que uma é uma solução completa em software para microbiologia

O software para microbiologia deve oferecer pelo menos quatro vantagens para o laboratório. Descubra quais são elas e como estão conectadas.

Gestão de clínicas médicas sustentável e contínua é possível?

É possível uma gestão de clínicas médicas sustentável e contínua? Sim, mas precisa que seus três pilares estejam alinhados: pessoas, processos e tecnologias.

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro?

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro? Há um fator que não pode ser esquecido nessa equação, encontrar o fornecedor que mais se adequa aos processos da instituição.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›