COMPARTILHE

Como evitar glosas

Por Pixeon em 22 de janeiro de 2015

Para qualquer administrador de instituições clínicas, um dos problemas mais difíceis de lidar são as glosas: faturamentos não recebidos, frutos de problemas na comunicação entre clínicas e convênios a respeito do atendimento de pacientes.

 

As glosas acontecem quando as informações fornecidas pela clínica sobre um paciente não batem com o registro dele no banco de dados convênio. Assim, o sistema do convênio entende que a consulta foi fornecida a um paciente particular, não repassa o pagamento para a clínica e as duas instituições entram em um embate.

 

Para evitar ao máximo que estas disputas aconteçam, o ideal é que a clínica colete o maior número de dados referentes ao paciente assim que ele dá entrada na recepção. O número da matricula é o mais importante deles. Antigamente, quando todo o processo era feito manualmente, os erros humanos eram algo frequente nesta etapa, mas nos tempos modernos existem diversas formas de se prevenir estes incidentes e evitar glosas.

 

O sistema RIS tem ferramentas que identificam todos os campos que precisam de preenchimento no cadastro do paciente, além de indicar o preenchimento correto, o que evita uma possível troca de nomes ou números. Além disso, o próprio sistema também conta com uma função que permite o escaneamento da guia de atendimento, processo que permite controlar com exatidão este importante documento necessário para a confirmação do exame.

 

Mesmo digitalizando e tornando o processo o mais simples e acertivo possível, nada impede que o convênio queira entrar em disputa e não efetue os pagamentos. Adotar o RIS em sua clínica ajuda a evitar glosas e impede que a responsabilidade e credibilidade da clínica seja posta em risco. Ou seja, fornece mais segurança ao processo de faturamento, bem como meios de entrar com recursos judiciais para receber o que é da clínica por direito.

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Pré-requisitos para escolher um bom parceiro de TI na saúde

Quais os pré-requisitos para escolher um parceiro de TI na saúde? Elencamos pontos importantes para a relação fornecedor-instituição.

8 principais acertos do CIO Hospitalar

David Oliveira – consultor e fundador da DECIDA e sócio-diretor da ItechMed – listou os principais acertos do CIO Hospitalar. Confira o infográfico.

Tecnologias de gestão em saúde eficazes para hospitais

As tecnologias de gestão em saúde são fundamentais para garantir a eficácia do hospital. Saiba quais os principais equipamentos e como utilizá-los.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›