COMPARTILHE

Controle de estoque para laboratórios: como fazer

Por Pixeon em 16 de outubro de 2014

software para laboratoriosGerenciar o estoque de um laboratório envolve alguns riscos. Se o gestor não se atentar às quantidades de insumos adquiridos e, principalmente, às datas de validade dos mesmos. Para assegurar o controle de estoque para laboratórios, uma opção é utilizar sistemas de gestão que organizam todo o fluxo de monitoramento.

 

 

Logo que o laboratório recebe um novo lote de insumo, o estoquista faz o cadastro no sistema e insere a quantidade e a data de validade. A partir dessas informações, o próprio software gerencia os vencimentos e avisa qual insumo deve ser utilizado primeiro.

 

A utilização de sistemas de controle de estoque para laboratórios também auxilia o monitoramento dos níveis máximo e mínimo de insumos. Quando a quantidade chega aos números extremos, o sistema envia um alerta em forma de pop-up, avisando ao estoquista que é preciso providenciar nova compra.

 

No caso de estoque máximo, o sistema de controle de estoque para laboratórios não emite um alerta, mas o estoquista consegue verificar se as quantidades são suficientes de acordo com o número de exames realizados. Esse controle é importante por dois motivos: primeiro para não lotar o espaço do estoque e segundo para não gastar dinheiro em um produto que não seria necessário no momento.

 

Os laboratórios menores até conseguem gerenciar os estoques sem o uso de sistemas, por meio de tabelas, por exemplo. Entretanto, essa prática dificulta o trabalho de controle de datas de validade, pois será necessário verificar manualmente todos os dias se há algum produto vencido, o que deixa espaço para erros. Lembrando que a utilização de produtos e insumos com a validade vencida compromete o resultado do exame e pode gerar problemas à saúde do paciente.

 

Conheça também:

call-to-action-13

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Pré-requisitos para escolher um bom parceiro de TI na saúde

Quais os pré-requisitos para escolher um parceiro de TI na saúde? Elencamos pontos importantes para a relação fornecedor-instituição.

8 principais acertos do CIO Hospitalar

David Oliveira – consultor e fundador da DECIDA e sócio-diretor da ItechMed – listou os principais acertos do CIO Hospitalar. Confira o infográfico.

Tecnologias de gestão em saúde eficazes para hospitais

As tecnologias de gestão em saúde são fundamentais para garantir a eficácia do hospital. Saiba quais os principais equipamentos e como utilizá-los.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›