COMPARTILHE

Como posso aumentar a produtividade do meu laboratório?

Por Pixeon em 23 de setembro de 2014

shutterstock_125143883Hoje em dia é praticamente inviável um laboratório funcionar sem utilizar um sistema de gestão. O LIS, Sistema de Informação Laboratorial, é o software mais utilizado no mercado. A ferramenta contribui para melhorar os serviços oferecidos aos pacientes, como o armazenamento de todo histórico clínico no próprio sistema. O LIS também facilita a comunicação entre instituições, permitindo a troca de informações entre laboratórios de apoio e apoiado. Mas além de possuir um bom sistema de gestão, existem outras maneiras para que os laboratórios possam aumentar a produtividade. 

 

As soluções de interfaceamento são as tecnologias mais avançadas aplicáveis ao setor de laboratórios para aumentar a produtividade. O interfaceamento possibilita a integração entre os equipamentos de automação laboratorial e o LIS, permitindo que as etapas sejam automatizadas, como a digitação de resultados. Sem o interfaceamento, o laboratório precisa ter um digitador que insere os resultados no laudo, aguarda a conferência de um bioquímico para só então liberar o exame. Com o interfaceamento, o próprio sistema envia os resultados dos laudos para o LIS e o laboratório ganha rapidez na liberação de resultados, eliminando alguns trabalhos manuais.

 

O interfaceamento também agiliza todo o processo de realização do exame, uma vez que as etiquetas com códigos de barras (identificação do paciente e da amostra) são coladas nos tubos no mesmo momento em que o LIS gera um arquivo com os dados dos exames – o sistema de interface envia esse arquivo de forma automática para o equipamento que vai analisar a amostra. Como tudo é feito de forma automatizada por meio de códigos de barras, o colaborador não precisa digitar novamente as informações, prática que também reduz o número de erros.

 

Pode-se destacar ainda a entrega de exames pela internet como outra medida para aumentar a produtividade dos laboratórios. Com a possibilidade de acessar os resultados de casa, cai o número de pessoas na recepção que vieram apenas para buscar o exame. Nesse caso, o tempo que o colaborador estaria imprimindo esses resultados pode ser dedicado para o atendimento de um novo paciente.

 

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

call-to-action-13

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Pré-requisitos para escolher um bom parceiro de TI na saúde

Quais os pré-requisitos para escolher um parceiro de TI na saúde? Elencamos pontos importantes para a relação fornecedor-instituição.

8 principais acertos do CIO Hospitalar

David Oliveira – consultor e fundador da DECIDA e sócio-diretor da ItechMed – listou os principais acertos do CIO Hospitalar. Confira o infográfico.

Tecnologias de gestão em saúde eficazes para hospitais

As tecnologias de gestão em saúde são fundamentais para garantir a eficácia do hospital. Saiba quais os principais equipamentos e como utilizá-los.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›