COMPARTILHE

Tendências para a gestão de laboratórios: como as novas tecnologias podem melhorar resultados e entregar melhores serviços

Por Pixeon em 12 de agosto de 2014

gestão laboratorialHá anos que a área da saúde vem sofrendo reformas para melhorar a qualidade do atendimento. As mudanças não dizem respeito somente aos hospitais e postos de saúde, mas também às instituições que dão apoio em exames, como é o caso dos laboratórios. A alta competitividade fez com que esses estabelecimentos também se atualizassem e reavaliassem sua gestão para se manterem no mercado. Diante do crescimento, alguns laboratórios optam por utilizar o Sistema de Informação para Laboratórios (LIS/Laboratory Information System) que é amplamente aplicado para a gestão de laboratórios.

 

Na área administrativa, os sistemas de gestão de laboratórios fornecem indicadores de desempenho e informações sobre a instituição com o objetivo de contribuir para a tomada de decisões estratégicas. Também é possível controlar contas e bancos e gerenciar estoques, lotes de insumos, entre outros.

 

A tecnologia também contribui para melhorar os serviços oferecidos aos pacientes, como a possibilidade de acessar os resultados dos exames pela internet e o armazenamento de todo histórico clínico do paciente. Além disso, o acesso aos resultados de exames online ainda reduz os custos de entrega de exames físicos e diminui a concentração de pessoas na recepção, já que não é necessário retornar ao laboratório para ter o resultado. Para o paciente, a tecnologia gera conforto e facilidade no dia a dia.

 

O relacionamento com o cliente também sofre melhoras com as soluções para a gestão de laboratórios que automatizam o envio de cartões de aniversários, por exemplo.

 

Além disso, o LIS também permite a comunicação entre laboratórios, facilitando a troca de informações entre laboratórios e apoio e apoiado. Essa prática é necessária, pois junto com o envio da amostra, os laboratórios precisam trocar dados sobre o cadastro do paciente. O sistema possibilita ainda fazer o acompanhamento do controle de repasse de valores entre os laboratórios, auxiliando o setor financeiro das instituições envolvidas.

 

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

produtividade clínica de diagnóstico por imagem

COMPARTILHE

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

O que uma é uma solução completa em software para microbiologia

O software para microbiologia deve oferecer pelo menos quatro vantagens para o laboratório. Descubra quais são elas e como estão conectadas.

Gestão de clínicas médicas sustentável e contínua é possível?

É possível uma gestão de clínicas médicas sustentável e contínua? Sim, mas precisa que seus três pilares estejam alinhados: pessoas, processos e tecnologias.

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro?

Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro? Há um fator que não pode ser esquecido nessa equação, encontrar o fornecedor que mais se adequa aos processos da instituição.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais artigos ›